Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3179.3269

Palavras-chave:

Estomia, Autocuidado, Tecnologia Educativa, Educação em Saúde, Cuidados de Enfermagem, Estudos de Validação

Resumo

Objetivo: validar uma cartilha educativa para pessoas com estomias intestinais como recurso tecnológico no ensino do autocuidado. Método: pesquisa metodológica para a construção e validação de cartilha educativa por nove juízes especialistas e 25 pessoas com estomias. Foi considerado o índice de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: quanto aos objetivos da cartilha, todos os juízes avaliaram os itens como “adequado” ou “totalmente adequado”, com índice de validade de conteúdo de 1,00. Com relação à estrutura e apresentação da cartilha, o índice total foi de 0,84. No quesito relevância, o total foi de 0,97 e o índice geral da cartilha educativa foi de 0,89, confirmando a validação junto aos juízes. Todos os itens da organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material foram considerados validados pelo público-alvo, atingindo índice de concordância total de 0,99. Conclusão: no contexto da educação em saúde, a cartilha foi considerada válida e adequada para o cuidado das pessoas com estomias intestinais, podendo ser utilizada em ambientes de ensino, pesquisa, extensão e no cuidado à pessoa com estomia intestinal.

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Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3269. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3179.3269