Validação de um questionário de conhecimentos e atitudes sobre o cateter venoso totalmente implantado em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3255.3250Palavras-chave:
Dispositivos de Acesso Vascular, Inquéritos e Questionários, Reprodutibilidade dos Testes, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiras ClínicasResumo
Objetivo: construir e validar um questionário para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de enfermagem sobre o cateter venoso totalmente implantado. Método: teste piloto: 30 enfermeiros de atendimento especializado. Estudo principal: 236 enfermeiros de atendimento primário e especializado. Avaliou-se a validade de conteúdo por meio do índice de Lawshe, a confiabilidade por meio do testereteste, a consistência interna mediante o alfa de Cronbach, e a validade de construto por meio de uma análise fatorial exploratória. Resultados: foram eliminados os itens com um índice de Lawshe inferior a 0,51. No teste-reteste, o coeficiente de correlação intraclasse foi maior que 0,75 para todos os itens. O alfa de Cronbach do questionário de atitude atingiu um valor de 0,865. O valor de alfa de Cronbach para o de conhecimentos foi de 0,750. A análise fatorial exploratória identificou um conjunto de quatro dimensões para cada parte, que explicam a variabilidade de 64% (atitude) a 80% (conhecimentos). Conclusão: a análise da confiabilidade e a validade do questionário endossam seu uso como instrumento para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de enfermagem em relação ao cateter venoso totalmente implantado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.