Nível de estresse entre universitários de enfermagem relacionado à fase de formação e fatores sociodemográficos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3036.3209Palavras-chave:
Stress, Psychological, Physiological, Students, Nursing, Education, Baccalaureate, HealthResumo
Objetivo: identificar o nível de estresse entre universitários de Enfermagem e os fatores sociodemográficos e acadêmicos associados; comparar o nível de estresse entre universitários segundo a fase de formação no curso. Método: estudo transversal com 286 universitários. Aplicaram-se o instrumento de caracterização sociodemográfica e acadêmica e a escala de estresse. O nível de estresse global foi avaliado por escore padronizado. Na análise bivariada, empregou-se o qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, realizandose posteriormente análise de regressão logística múltipla pelo modelo de Poisson. Adotou-se significância estatística de 5%. Resultados: maior proporção de universitários apresentou nível médio/alto de estresse global. Estudantes do 6º ao 10º semestres apresentaram maiores níveis de estresse, comparados aos do 1º ao 5º, nos domínios Realização das atividades práticas, Comunicação profissional (p=0,014), Ambiente (p=0,053) e Formação profissional (p=0,000). Na análise multivariada, contribuíram para o maior nível de estresse as variáveis cursar do 6º ao 10º semestres, sexo feminino, renda mensal ≤ a um salário mínimo e renda considerada insuficiente. Conclusão: mulheres em fase de formação mais avançada e com baixa condição econômica apresentam maior nível de estresse na formação acadêmica.
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