Impacto de uma intervenção através do Facebook para fortalecimento da autoestima em estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3215.3237

Palavras-chave:

Autoimagem, Autoeficácia, Estudantes de Enfermagem, Educação, Saúde Mental, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto da intervenção “Fortalecimento da Autoestima”, proposta pela Nursing Interventions Classification, realizada por meio do Facebook, nos níveis de autoestima e autoeficácia de graduandos de enfermagem. Método: estudo quase experimental, realizado em duas instituições de ensino superior. A amostra foi constituída por 74 estudantes. Dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados antes e após a intervenção: Escala de Autoestima de Rosenberg e Escala de Autoeficácia Geral e Percebida. Os estudantes foram submetidos à intervenção, por dez sessões. Postagens eram feitas em perfil fechado criado no Facebook e constituíram-se por mensagens positivas, textos reflexivos e figuras, todos apoiados nos recursos persuasivos do referencial teórico de Bandura. Resultados: dos 264 estudantes que responderam aos instrumentos do pré-teste, 74 (28,03%) participaram das intervenções e do pós-teste. Os escores de autoestima de Rosenberg (p=0,026) e autoeficácia (p=0,001), após a intervenção, foram significativamente superiores aos obtidos antes, comprovando a efetividade da intervenção. Conclusão: a intervenção “Fortalecimento da Autoestima” foi efetiva para a melhora dos níveis de autoestima e autoeficácia dos estudantes. Intervenções como essas auxiliam na disseminação do conhecimento e na construção de indivíduos mentalmente mais saudáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Impacto de uma intervenção através do Facebook para fortalecimento da autoestima em estudantes de enfermagem. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3237. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3215.3237