Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1

Autores

  • Valéria de Cássia Sparapani Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem https://orcid.org/0000-0001-8125-8967
  • Sidney Fels University if British Columbia, Department of Electrical and Computer Engineering
  • Noreen Kamal University of Calgary, Department of Clinical Neurosciences
  • Lucila Castanheira Nascimento Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2764.3090

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 1, Jogos de Vídeo, Enfermagem Pediátrica, Criança, Comportamentos Saudáveis, Pesquisa

Resumo

Objetivo: apresentar uma estrutura teórica conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Métodos: este estudo metodológico desenvolveu uma estrutura conceitual com nove etapas, baseada em teorias de mudança de comportamentos em saúde e na abordagem do desenho centrado no usuário como referencial teórico e metodológico, respectivamente. Vinte e uma crianças entre 7 a 12 anos participaram do estudo, expressando suas necessidades e preferências relacionadas ao diabetes e videogames. Os dados foram analisados de acordo com as diretrizes de análise de conteúdo. Em seguida, foram selecionadas teorias de mudança de comportamentos em saúde e seus determinantes, que pudessem ser capazes de influenciar os comportamentos e preferências das crianças. Resultados: a estrutura conceitual propõe um videogame composto por seis fases, cada uma tratando de um estágio de mudança de comportamento e com determinantes específicos, alinhados às necessidades e preferências identificadas. O estudo mostra a aplicabilidade da estrutura desenvolvida, considerando cada fase proposta, apresentando exemplos e ideias das crianças. Conclusão: os resultados da pesquisa contribuem para o avanço nas discussões de como as teorias comportamentais e seus determinantes devem estar relacionados ao desenho de videogames criativos e divertidos, considerando o perfil da população alvo, assim como suas necessidades e preferências.

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Publicado

2019-03-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3090. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2764.3090