Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental

Autores

  • Amélia Nunes Sicsú Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Julia Ignez Salem Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia
  • Luciana Botinelly Mendonça Fujimoto Universidade Federal do Amazonas; Faculdade de Medicina
  • Roxana Isabel Cardozo Gonzales Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia
  • Maria do Socorro de Lucena Cardoso Universidade Federal do Amazonas; Faculdade de Medicina
  • Pedro Fredemir Palha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.0363.2703

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade da amostra de escarro antes e após as orientações de Enfermagem ao paciente. Métodos: estudo com delineamento de pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado. Participaram do estudo pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sintomáticos respiratórios por mais de três semanas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e sem antecedente de tuberculose nos últimos dois anos. A intervenção educativa consistiu em orientações individualizadas sobre a coleta da amostra de escarro, fundamentadas nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil e na entrega de folder explicativo. Resultados: participaram 138 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram importante acréscimo das amostras com partículas purulentas, volume maior que 5mL e aumento na taxa de pacientes diagnosticados com tuberculose, após a intervenção educativa. Conclusão: comprovou-se que, após a intervenção educativa, obtiveram-se amostras de escarro com maior qualidade, com aspecto e volume satisfatórios para efetividade do exame baciloscópico.

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Publicado

2016-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental . (2016). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 24, e2703-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0363.2703