Transatlantic speeches: dialogues between the Dock of the Arts and the National Coach Museum, by Paulo Mendes da Rocha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i1p106-125Keywords:
Paulo Mendes da Rocha, Museu dos Coches, Cais das ArtesAbstract
This article examines aspects of the contemporary production of the architect Paulo Mendes da Rocha through the analysis of two recent cultural works: the still under construction Cais das Artes (2007), in Vitória, Brazil, and the Museu Nacional dos Coches (2008-16) in Lisbon, Portugal, whose characteristics suggest a dialogic reading. Mendes da Rocha is one of the architects who most emphatically uses the discourse as support of the architectural practice, a relationship that inexorably poses as a filter for the analysis of his works. The text then tries not only to compare discourse and practice, but discourse in practice.
Downloads
References
ARGENTI, Maria. La linea del cielo e la linea di terra nell’architettura paulista. Rassegna di architettura
e urbanística: La Scuola di São Paulo in Brasile. Concezione strutturale e ideazione
architettonica. Milão, Ano XLI/III, n. 142/143, jan./ago. 2014.
ARTIGAS, Rosa (org.). Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
BASTOS, Maria Alice Junqueira. Paulo Mendes da Rocha. Breve relato de uma mudança. Arquitextos,
São Paulo, ano 11, n. 122.01, Vitruvius, jul. 2010. Disponível em:<http://www.vitruvius.
com.br/revistas/read/arquitextos/11.122/3472>. Acesso em: 30/11/2017.
FORSTER, Kurt. W. Why are some buildings more interesting than others? Harvard Design Magazine,
Cambridge, n. 7, p. 104-115, winter/spring 1999.
FRANK, Klaus, GIEDION, Sigfried. Affonso Eduardo Reidy: bauten un projekte. Stuttgart: Gerd
Hatje, 1960.
LE CORBUSIER. Precisões sobre um estado presente da arquitetura e do urbanismo. São Paulo:
Cosac & Naify, 2004.
MONTANER, Josep Maria, VILLAC, Maria Isabel (Org.) Mendes da Rocha. Barcelona: Gustavo
Gili, 1996.
NEVES, José Manuel das (ed.). Museu Nacional dos Coches. Lugar, projeto e obra. Lisboa: Uzina
Books, 2015.
OTONDO, Catherine. Desenho e espaço construído: relações entre pensar e fazer na obra de
Paulo Mendes da Rocha. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura
e Urbanismio, Universidade de São Paulo, São Paulo.
PAPADAKI, Stamo. The Work of Oscar Niemeyer. New York: Reinhold, 1950.
________. Oscar Niemeyer: Works in progress. New York: Reinhold, 1956.
________. Oscar Niemeyer. New York: George Braziller, 1960.
PIÑÓN, Helio. Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Romano Guerra, 2002.
PISANI, Daniele. Paulo Mendes da Rocha: obra completa. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
ROCHA, Paulo Mendes da. Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Projetos, São Paulo, ano 16, n.
183.02, Vitruvius, mar. 2016. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/
projetos/16.183/5961>. Acesso em: 30/11/2017.
________. América, natureza e cidade/ Paulo Mendes da Rocha; com Maria Isabel Villac. São
Paulo: Estação Liberdade, 2012.
________. Entrevista a Ivo Giroto. 21/09/2017.
ROCHA, Paulo Mendes da; WISNIK, Guilherme (org). Encontros: Paulo Mendes da Rocha. Rio de
Janeiro: Beco do Azougue, 2012.
SPIRO, Annette. Paulo Mendes da Rocha: bauten und projekte. Zürich: Niggli, 2002.
TELLES, Sophia da Silva. Museu da Escultura. Revista AU, São Paulo, n. 32, p. 44-51, out./nov. 1990.
VILLAC, Maria Isabel. Museu dos Coches em Lisboa, de Paulo Mendes da Rocha, MMBB Arquitetos
e Bak Gordon Arquitectos. Vitruvius Drops 101.06, ano 16, fev. 16. Disponível em: <http://
www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.101/5960>. Acesso em: 30/11/2017.
________. La construcción de la mirada. Naturaleza, ciudad y discurso em la arquitectura de Paulo
Mendes da Rocha. 2002. Tese (Doutorado em Teoria e História de la Arquitectura), Universitat
Politècnica de Catalunya, Barcelona.
WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos.
São Paulo: Perspectiva, 2013.
WRIGHT, Herbert. Stand(ing) and deliver(ed). Blueprint, Londres, n. 333, p. 56-72, mar./abr. 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).