Morar Anunciado: a veiculação publicitária da Unilabor na mídia paulistana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.171972

Palavras-chave:

Publicidade, Mobiliário, Domesticidade

Resumo

A fábrica de móveis Unilabor funcionou na cidade de São Paulo de 1954 a 1967, na Vila Brasílio Machado, e foi um ícone da relação entre a atividade comunitária religiosa, a partir da humanização do trabalho e a partilha de gestão da empresa, com a Arte Moderna e o design de mobiliário. Nessa relação atípica, a Unilabor utilizou diferentes estratégias e materiais visuais em sua publicidade, que, além do objetivo principal dos anúncios que era a venda de móveis, também comunicava aos potenciais consumidores ideias de gosto, voltadas a um projeto de modernidade para o espaço doméstico.

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Biografia do Autor

  • Osvaldo Bruno Meca Santos da Silva, Universidade Federal de São Paulo

    Graduado e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), na linha de pesquisa Instituições, Vida Material e Conflito, com a pesquisa "Forma, Função, Produção": a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade. Pesquisador do grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica.

  • Fernando Atique, Universidade Federal de São Paulo. Departamento de História

    Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É arquiteto e urbanista (1999), mestre (2002) e doutor (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. É pós-doutor em História pela New York University - NYU - (2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana - AIHU. É, também, membro do ICOMOS-Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisa CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica, na Unifesp. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2021-06-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Silva, O. B. M. S. da, & Atique, F. (2021). Morar Anunciado: a veiculação publicitária da Unilabor na mídia paulistana. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 1-21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.171972