Morar Anunciado: a veiculação publicitária da Unilabor na mídia paulistana
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.171972Palavras-chave:
Publicidade, Mobiliário, DomesticidadeResumo
A fábrica de móveis Unilabor funcionou na cidade de São Paulo de 1954 a 1967, na Vila Brasílio Machado, e foi um ícone da relação entre a atividade comunitária religiosa, a partir da humanização do trabalho e a partilha de gestão da empresa, com a Arte Moderna e o design de mobiliário. Nessa relação atípica, a Unilabor utilizou diferentes estratégias e materiais visuais em sua publicidade, que, além do objetivo principal dos anúncios que era a venda de móveis, também comunicava aos potenciais consumidores ideias de gosto, voltadas a um projeto de modernidade para o espaço doméstico.
Downloads
Referências
ANGELO, Michelly Ramos de. Les Développeurs: Louis-Joseph Lebret e a SAGMACS na formação de um grupo de ação para o planejamento urbano no Brasil. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.
BALLENT, Anahi. A “casa jovem”: imagens da modernização do lar nos anos 1960 e 1970 na revista Claudia da Argentina. In: Domesticidade, gênero e cultura material. São Paulo: EDUSP/CPC, 2017.
BARROS, Fabiana de (org.). Geraldo de Barros: isso. São Paulo: SESC, 2013.
BOSI, Alfredo. Economia e humanismo. Estudos avançados, São Paulo, v. 26, n. 75, 2012.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CLARO, Mauro. Unilabor: desenho industrial, arte moderna e autogestão operária. São Paulo: Senac, 2004.
COSTA, Sabrina Studart Fontenele. Modos de morar na metrópole: a representação das mulheres e da domesticidade nos apartamentos duplex modernos. Anais eletrônicos do Seminário Internacional Fazendo Gênero, Florianópolis, 2017.
CURTIS, William J. R. Arquitetura Moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008.
FIGUEIREDO, Anna Cristina Camargo Moraes. “Liberdade é uma calça velha azul e desbotada”: publicidade, cultura de consumo e comportamento político no Brasil (1954-1964). São Paulo: Hucitec, 1998.
FORTY, Adrian. Objetos de desejo – Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify. 2013.
GINZBURG, Carlo. O Queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
HOBSBAWM, Eric J. Tempos Fraturados: Cultura e Sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MELLO, Joana. O avesso da arquitetura moderna: domesticidade e formas de morar na habitação privada brasileira 1940-1960. Contraste, São Paulo, n. 3, 2014.
MELO, Chico Homem de. O design brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
PONTUAL, Virgínia. Louis-Joseph Lebret na América Latina: um exitoso laboratório de experiências em planejamento humanista. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.
RUBINO, Silvana. A casa moderna: modos de usar. IV ENANPARQ, Porto Alegre, 2016.
SABO, André Lacroce. Ruben Martins: Trajetória e Análise da Marca Rede de Hotéis Tropical. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SANTOS, Frei João Baptista Pereira dos. Unilabor: Uma revolução na estrutura da empresa. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1962.
SANTOS, Frei João Baptista Pereira dos. Os chifres do diabo - capitalismo e comunismo. São Paulo: SAL, 1964.
WOLLNER, Alexandre. Design visual: 50 anos. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Osvaldo Bruno Meca Santos da Silva, Fernando Atique
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).