Sobre espaço e experiência: um olhar sobre a obra Untitled (1971) de Donald Judd na Glass House de Philip Johnson
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v18i0p1-17Palavras-chave:
Donald Judd, Glass House, Philip Johnson.Resumo
O presente artigo se propõe a analisar a primeira obra site-specific de concreto do artista Donald Judd, Untitled (1971), construída no terreno da Glass House de Philip Johnson. Através do entendimento do trabalho de Judd dentro do contexto da minimal, somado às intenções compositivas de Johnson para o objeto implantado no núcleo histórico de sua icônica residência de vidro, pretende-se especular sobre os cruzamentos e sobreposições de ambos. As distintas percepções acerca do espaço e da experiência que impulsionam os autores, se complementam na criação do objeto que culmina na convivência autônoma e complementar dos tempos de Judd e Johnson.
Downloads
Referências
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
COLQUHOUN, Alan. Modernidade e tradição clássica: ensaios sobre arquitetura 1980-87. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
JUDD, Flavin; MURRAY, Caitlin. Donald Judd Writings. New York: Judd Foundation; David Zwirner Books, 2016.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna [1977]. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção [1945]. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZONNO, Fabíola do Valle. Lugares Complexos, poéticas da complexidade: entre arquitetura, arte e paisagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dely Soares Bentes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).