Avaliacao de quatro metodos diferentes de extracao de DNA em isolados clinicos de estafilococos coagulase negativos (SCoN)

Autores

  • Caio Fernando de Oliveira UFCSPA
  • Thiago Galvao da Silva Paim UFCSPA
  • Keli Cristine Reiter UFCSPA
  • Alexandre Rieger UNISC; Department of Biology and Pharmacy
  • Pedro Alves D'azevedo UFCSPA; Department of Microbiology and Parasitology

Resumo

Atualmente, para extrair o DNA bacteriano, existem diversos métodos baseados em diferentes princípios. Entretanto, a quantidade e qualidade do DNA obtido por cada um destes métodos é variável e depende do tipo de micro-organismo em questão; os estafilococos coagulase-negativos (CoNS), por exemplo, possuem parede celular espessa difícil de lisar. O objetivo deste estudo foi comparar a quantidade e a qualidade do DNA extraído de isolados clínicos de CoNS utilizando quatro metodologias diferentes: dois protocolos caseiros e dois kits comerciais. A determinação da quantidade e da qualidade do DNA foi realizada por espectrofotometria. O DNA extraído também foi analisado em eletroforese em gel de agarose e por PCR. A concentração média de DNA foi mais alta no método de lise térmica (). Entretanto, com relação à qualidade do DNA, o kit comercial que utiliza um método de extração baseado em uma coluna de separação apresentou melhor resultado (média da relação A260/280 = 1,95). As quatro técnicas testadas forneceram DNA passível de amplificação por PCR, porém com diferentes rendimentos. A qualidade do DNA extraído de bactérias é importante, pois possibilita a realização de maior número de técnicas de biologia molecular e também armazenamento do material por maior período de tempo. Neste sentido, a técnica de extração por coluna de separação apresentou melhor desempenho frente aos CoNS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Edição

Seção

Microbiologia

Como Citar

Oliveira, C. F. de, Paim, T. G. da S., Reiter, K. C., Rieger, A., & D'azevedo, P. A. (2014). Avaliacao de quatro metodos diferentes de extracao de DNA em isolados clinicos de estafilococos coagulase negativos (SCoN) . Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 56(1), 29-33. https://journals.usp.br/rimtsp/article/view/78693