O reforço do “homem cordial” nas conexões entre senadores e cidadãos nas redes sociais online

Auteurs

  • Daniel Nardin Tavares Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Tiago Quiroga Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p110-128

Mots-clés :

Senado Federal, redes sociais online, cordialidade.

Résumé

O presente artigo busca contribuir com as análises das chamadas redes sociais online a partir do viés cultural, especificamente o brasileiro. Com as novas tecnologias de comunicação, abriu-se a possibilidade de ser estabelecido o contato direto e rápido entre representantes e representados no Congresso Nacional, desde que sejam usuários de uma mesma plataforma de comunicação. Com base em levantamento junto às assessorias de comunicação dos senadores da 54ª legislatura, verificamos que a substância cultural é um forte componente das trocas de mensagens presentes no aparato técnico propiciado pelo ambiente online, onde é marcante o reforço de traços do “homem cordial”, de Sérgio Buarque de Holanda, cujas características parecem ser renovadas ou mesmo aprofundadas.

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Biographies de l'auteur

  • Daniel Nardin Tavares, Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Daniel Nardin Tavares mestre em Comunicação e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) em 2014, linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2007.
  • Tiago Quiroga, Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Tiago Quiroga doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB.

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Publiée

2015-05-04

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Tavares, D. N., & Quiroga, T. (2015). O reforço do “homem cordial” nas conexões entre senadores e cidadãos nas redes sociais online. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 60, 110-128. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i60p110-128