Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p283-310Résumé
Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apresentadas sob a perspectiva do próprio compositor, constatando-se que o objetivo de mediação entre o artístico e o musicológico influencia as escolhas realizadas. Além de uma contribuição significativa, na prática, as obras expõem a multiplicidade de recursos utilizados por Guerra-Peixe para inserir no panorama da música erudita brasileira a experiência acumulada como pesquisador.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2014-12-01
Numéro
Rubrique
Dossiê Canção Brasileira: Popular, Tradicional, Erudita
Licence
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Comment citer
Vetromilla, C. (2014). Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50 . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 59, 283-310. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p283-310