Mário de Andrade: percurso crítico de Anita a Vieira da Silva
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p129-147Mots-clés :
arte figurativa, arte moderna, espacialização, pintura brasileira.Résumé
A tomada de consciência do problema do espaço é e foi sempre o problema fundamental da pintura na sáculo XX. Pergunta-se de que maneira esta questão do espaço, que se colocou tão claramente na Europa, pôde se repetir no Brasil, onde a situação não se prestava à uma reflexão trórica da parte de pintores-pedagogos pertencentes à modernidade. Estudos preliminares sobre a estada de Vieira da Silva na Brasil (1940/47) mostraram o caminho. Comparando as obras de Vieira da Silva anteriores às que produziu durente os sete anos de sua estada no Brasil, é possível captar de uma parte a incidência de sua arte sobre a pintura brasileira e de outra a incidência desta pintura sobre a obra de Vieira da Silva.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
1989-12-31
Numéro
Rubrique
RIEB010
Licence
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Comment citer
Aguilar, N. A. (1989). Mário de Andrade: percurso crítico de Anita a Vieira da Silva. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 30, 129-147. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p129-147