Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59Mots-clés :
crise brasileira, filosofia educacional, normas de convivência social, questão educacional.Résumé
Examina, em particular, dois dos males endóginos que corroem as estruturas do país, há já algum tempo. No que concerne à questão educacional assinala, de um lado, a decadência geral dos níveis dos ensinos de primeiro, segundo e terceiros graus e, de outro, ressalta o perigo que representa para a vida cotidiana da nação de profissionais incompetentes em todos os campos de atividades. Reclama, por fim, a necessidade da adoção de uma política educacional global plasmada numa nova filosofia que seja capaz de inverter a atual maré de comodismo e imperfeição reinantes no país. No que respeita ao desconhecimento dos valores básicos da convivência social entende que esse fato compromete a vida em sociedade como um todo, distorce os valores, degrada os níveis de relacionamento, exarceba o individualismo e dificulta a sobrevivência dos mais fracos.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1989-12-31
Numéro
Rubrique
RIEB010
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Comment citer
Mauro, J. E. M. (1989). Reflexões sobre a atual crise brasileira: a questão educacional e o desconhecimento dos valores básicos da convivência social. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 30, 43-59. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p43-59