Modernidade tropical: visões norte-americanas da Amazônia nas vésperas da Guerra Fria
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i45p153-176Mots-clés :
Amazônia, Disney, teoria da modernização, fronteira, FordlândiaRésumé
Este artigo estuda duas representações da Amazônia e seu potencial para o desenvolvimento produzidas em 1944 como parte da "Política da Boa Vizinhança", promovida pelos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial. Analisa o filme do Estúdio Disney The Amazon awakens ("A Amazônia acorda"), cujo retrato da Amazônia como urbanizada e incipientemente moderna contrasta com a usual atenção dada ao exotismo regional e à alteridade. Ao acentuar o potencial da Amazônia para o progresso, o filme visualiza elementos-chave daquilo que se tornaria conhecido como "teoria da modernização", baseada na noção de que todas as pessoas aspiram a um modo de vida mais moderno, e que só precisam da tecnologia e do capital apropriados para repetir a trajetória das sociedades mais "avançadas". Em seguida, procedemos a uma comparação do filme com o livro de Earl Parker Hanson sobre a Amazônia como uma "nova fronteira", o qual, ao mesmo tempo em que coincide com aspectos do filme da Disney, diverge do mesmo no que se refere a aspectos importantes, que indicam as ambivalências presentes nas visões norte-americanas da região. Finalmente, o artigo se debruça brevemente sobre o papel da Guerra Fria no que se refere ao atraso da adoção da teoria da modernização como uma crença central das políticas norte-americanas para a América Latina.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2007-09-01
Numéro
Rubrique
RIEB010
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Comment citer
Weinstein, B. (2007). Modernidade tropical: visões norte-americanas da Amazônia nas vésperas da Guerra Fria . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 45, 153-176. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i45p153-176