O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux
a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193Mots-clés :
Retrato, Anna de La Grange, Louis-Auguste MoreauxRésumé
Este artigo analisa a pintura de Louis-Auguste Moreaux intitulada O retrato da atriz Lagrange (Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro), exposta em 1860 em homenagem à atriz e cantora francesa Anna de La Grange em seu papel como Norma, personagem da ópera de Vincenzo Bellini. O artigo analisa a crítica do período, a carreira de Anna de La Grange, os modelos internacionais acerca da retratística teatral e sua circulação no Brasil, além da renovação da retratística na coleção de pinturas da Academia Imperial de Belas Artes.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2019-09-04
Numéro
Rubrique
RIEB010
Licence
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Comment citer
Dias, E. (2019). O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux: a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 170-193. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193