Cinema traces in Caio Fernando Abreu’s urban literary web

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i72p184-199

Mots-clés :

Cultura urbana, urbanização e literatura, simulacro eindústria cultural, Caio Fernando Abreu e rastros de cinema

Résumé

A meta é verificar de que forma os rastros de cinema são tecidos nos fios literários de “Pela noite”, de Caio Fernando Abreu, e por que seus personagens olham o mundo como se fosse cinema. Seriam reflexos da própria conversão do mundo contemporâneo em rastros de cinema e/ou de simulacros, que incluem também outros elos da indústria cultural? Seriam reflexos de uma experiência urbana percebida como telas em movimento, fruto de vivências mediadas por vidros, janelas e para-brisas como se fossem lentes de câmeras? A novela é o ponto de partida para se repensar o quanto a indústria cultural tem alterado o comportamento humano, estabelecendo novas relações entre sujeito, mundo material e aparelhos destinados à reprodutibilidade técnica
das imagens.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Linda Kogure, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil)

    Pós-doutoranda (bolsista da Capes) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAU/UFES).

  • Milton Esteves Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil)

    Doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha (Barcelona) e professor do PPGAU/UFES.

Téléchargements

Publiée

2019-04-17

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Kogure, L., & Esteves Junior, M. (2019). Cinema traces in Caio Fernando Abreu’s urban literary web. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 72, 184-199. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i72p184-199