Daisy, Oswald e o Processo Erosivo do Modernismo Brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i61p140-158Mots-clés :
Daisy, Oswald de Andrade, O perfeito cozinheiro das almas deste mundo, Modernismo brasileiro, Questões de gênero.Résumé
O objetivo deste ensaio é analisar e interpretar a figura de Maria de Lourdes Castro Pontes, a Daisy ou Miss Cyclone do diário coletivo O perfeito cozinheiro das almas deste mundo (1918), no pano de fundo da história do Modernismo brasileiro. Nesse sentido, essa autora-personagem torna-se portadora de especificidades subjetiva e estética que podem abrir novas perspectivas para a abordagem do Modernismo, bem como da obra e da figura de Oswald de Andrade. A hipótese que proponho é a de que a imagem incompleta e fragmentária que temos de Daisy equivale à da própria noção que temos do Modernismo brasileiro.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2015-07-22
Numéro
Rubrique
RIEB010
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Comment citer
Pasini, L. (2015). Daisy, Oswald e o Processo Erosivo do Modernismo Brasileiro. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 61, 140-158. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i61p140-158