Didática no ensino superior: Um modelo integrativo articulado ao ensino de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p79-97Palabras clave:
ensino de psicologia, transdisciplinaridade, atravessamento de paradigmas, preparação curricular, formação docente.Resumen
As políticas públicas e legislações relacionadas à educação no Brasil vem sofrendo um processo de transformação desde a Constituição de 1988. O desenvolvimento do ensino superior privado no país foi influenciado pelo crescimento econômico e pelo mercado financeiro, ampliando o acesso ao ensino superior e a quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) no país. Este cenário provocou um grande interesse em pesquisas que visam explorar aspectos culturais, sociais e econômicos envolvidos no ensino superior e, dessa forma, o presente artigo visa compreender como se dá a formação docente em Psicologia e quais desafios são enfrentados nesta formação. Através de uma pesquisa documental e da hipótese de um projeto pedagógico integrativo, o artigo buscou articular discussões sobre o modelo integrativo na graduação, o ensino superior no Brasil, as diretrizes curriculares nacionais no ensino da Psicologia, a relação entre Psicologia e Transdisciplinaridade, bem como a aplicação deste conceito ao ensino na área, com a formação mais integrativa de um docente em Psicologia, e como ela se relaciona com a construção do conhecimento por parte de estudantes.
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