O que fazer da pedra e cal? A experiência de ensino de políticas de cultura no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p94-115Abstract
O trabalho apresenta e discute a disciplina políticas de cultura do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas, em 2012, que versou sobre as políticas patrimoniais brasileiras. Cara a essa experiência de ensino é a noção de que, no campo da agenda governamental e políticas públicas, há um contraste entre a importância (conceitual e formal) e a falta de importância (real e efetiva) do patrimônio histórico e artístico nacional. Além disso, a temática não é devidamente abordada nos bacharelados de gestão e políticas públicas, nem conta com suficiente literatura analítica, histórica e de estudos de caso, no Brasil. O trabalho apresenta, como objetivo-fim, avaliar a disciplina, no que tange sua contribuição à formação de discentes de Gestão de Políticas Públicas e do Bacharelado em Lazer e Turismo. A metodologia de pesquisa consistiu em, além de revisar a experiência de lecionar a disciplina, entrevistar cinco discentes matriculados(as) - três aprovados(as) e dois(uas) reprovados(as). O artigo revela que a disciplina teve os seguintes méritos: a) a mescla de alunos(as) de Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo; b) a oportunidade de os(as) discentes descobrirem uma área até então ignorada no supracitado campo; e c) ter propiciado aos(às) discentes a reflexão sobre o conceito de nacional, travando contato com seu lado formativo e simbólico. Como pontos negativos, destacam-se os seguintes: a) a atuação profissional na área ainda não é avaliada como promissora e atrativa pelos(as) discentes; b) a disciplina careceu de maior contato com gestores(as) públicos(as) com atuação na área patrimonial, através de aulas e palestras; c) parte do corpo discente não teve o necessário empenho na disciplina; e d) a viagem técnica deveria ter contemplado, ao invés de Iguape, uma cidade patrimonial que melhor retrata os problemas comuns ao patrimônio cultural brasileiro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-06-30
Issue
Section
Artigos
License
The RG&PP follows the Creative Commons (CC BY) standard, which allows remix, adaptation and creation of works derived from the original, even for commercial purposes. The new works must mention the author(s) in the credits.
The RG&PP uses the software of content similarity check - plagiarism (Crossref Similarity Check) in articles submitted to the journal.
How to Cite
Köhler, A. F. (2012). O que fazer da pedra e cal? A experiência de ensino de políticas de cultura no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo. Management & Public Policies Journal, 2(1), 94-115. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p94-115