Didática no ensino superior: Um modelo integrativo articulado ao ensino de Psicologia

Auteurs

  • Aline Librelotto Rubin Universidade de São Paulo Auteur
  • Aline Redressa Universidade de São Paulo Auteur
  • Gabriela Medeiros Universidade de São Paulo Auteur
  • Laura Bechara Auteur
  • Pedro Carvalho Universidade de São Paulo Auteur
  • Rafael Cheng Universidade de São Paulo Auteur

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p79-97

Mots-clés :

ensino de psicologia, transdisciplinaridade, atravessamento de paradigmas, preparação curricular, formação docente.

Résumé

As políticas públicas e legislações relacionadas à educação no Brasil vem sofrendo um processo de transformação desde a Constituição de 1988. O desenvolvimento do ensino superior privado no país foi influenciado pelo crescimento econômico e pelo mercado financeiro, ampliando o acesso ao ensino superior e a quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) no país. Este cenário provocou um grande interesse em pesquisas que visam explorar aspectos culturais, sociais e econômicos envolvidos no ensino superior e, dessa forma, o presente artigo visa compreender como se dá a formação docente em Psicologia e quais desafios são enfrentados nesta formação. Através de uma pesquisa documental e da hipótese de um projeto pedagógico integrativo, o artigo buscou articular discussões sobre o modelo integrativo na graduação, o ensino superior no Brasil, as diretrizes curriculares nacionais no ensino da Psicologia, a relação entre Psicologia e Transdisciplinaridade, bem como a aplicação deste conceito ao ensino na área, com a formação mais integrativa de um docente em Psicologia, e como ela se relaciona com a construção do conhecimento por parte de estudantes.

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Publiée

2016-03-14

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Didática no ensino superior: Um modelo integrativo articulado ao ensino de Psicologia. (2016). Revue Gestion & Politiques Publiques, 6(1), 79-97. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p79-97