LIÇÕES DE FREIRE

Autori

  • Moacir Gadotti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rfe.v23i1-2.59588

Parole chiave:

Instituto Paulo Fre, Pedagogia freireana/pedagogia do diál, Construtivismo crít, Educa

Abstract

Convivência com Paulo Freire: no exterior, a possibilidade de se aprender mais sobre o Brasil. Fundação do Instituto Paulo Freire: um espaço na busca de novas teorias e práticas educacionais. Compromisso com os oprimidos de todo o mundo. Contribuição de Paulo Freire à história das idéias pedagógicas. O conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para intervir no mundo. Para Paulo Freire, conhecer é descobrir e construir e não copiar, como na pedagogia dos conteúdos. A educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas a eficiência. Este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

1997-01-01

Fascicolo

Sezione

Artigos