A dimensão do imaginário na problemática organizacional da educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-25551985000100002Palabras clave:
Razão Técnica, Racionalidade Formal, "Espírito do Capitalismo", Funções da Educação, Racionalização do Trabalho, Organizações Burocráticas, Modelos "Entrópicos", Modelos "Neg-Entrópicos", Modelos "Ideo-Lógicas", Dimensão do Imaginário, Estratégias Simbólico-Organizacionais, Estratégias do"Comportamento Organizacional Alternativo", Estratégia de um "Modelo Energético de Intervenção Institucional"Resumen
Levantando, de modo sistemático e histórico-estrutural, as "funcionalidades" educacionais e alguns dos "ideologemas" que embasam a prática teórica da ciência econômico-administrativa (articulados pelo campo semântico da "racionalidade técnica" e da "organização racional do trabalho") definindo-a, ao longo de suas elaborações várias, como "espírito do capitalismo", visa-se aqui ao confronto entre "modelos entrópicos" e "modelos neg-entrópicos" na teoria das organizações e na administração da educação, mediando-se as críticas à "razão técnica" pela instauração da "dimensão do Imaginário" como dinâmica simbólico-organizacional. Faz-se, pois, uma crítica às "ideo-lógicas" nos seus vários matizes, esboçando-se as futuras linhas de uma espistemologia da ciência econômico-administrativa e das "antropolíticas" educacionais.Descargas
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