O futuro da pesquisa em inteligência artificial

Autores

  • Anna Helena Reali Costa Universidade de São Paulo. Escola Politécnica
  • Fabio Gagliardi Cozman Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i141p133-146

Palavras-chave:

Futuro da IA, Aprendizado de máquina, Aprendizado profundo, IA e sociedade

Resumo

Este artigo discute o futuro da pesquisa em inteligência artificial, argumentando que, em um futuro próximo, técnicas simbólicas continuarão a receber certa atenção, enquanto técnicas de aprendizado de máquina baseadas em dados continuarão a apresentar crescimento explosivo. Modelos obtidos por aprendizado profundo, em especial modelos de linguagem, serão aplicados em variados setores e terão consideráveis melhoras (em eficiência, em interpretação, em desempenho). Ainda no futuro próximo, o debate social sobre inteligência artificial se tornará mais concreto, exigindo esforço de pesquisa sobre legislação, impacto social e mercado de trabalho. Procurando olhar para um futuro mais distante, entendemos que combinações entre métodos simbólicos e baseados em dados receberão maior atenção, enquanto apostas, como computação quântica, poderão levar a novos saltos de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Helena Reali Costa, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

    Professora titular do Departamento de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da USP e coordenadora do Centro de Ciência de Dados (c2d), uma parceria entre o Banco Itaú-Unibanco e a USP.

  • Fabio Gagliardi Cozman, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

    Professor titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP e diretor do Center for Artificial Intelligence (C4AI), uma parceria entre a Fapesp, a IBM e a USP.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Dossiê Inteligência Artificial na Pesquisa Científica

Como Citar

COSTA, Anna Helena Reali; COZMAN, Fabio Gagliardi. O futuro da pesquisa em inteligência artificial. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 141, p. 133–146, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i141p133-146. Disponível em: https://journals.usp.br/revusp/article/view/225258.. Acesso em: 26 jun. 2024.