VERGARA CERQUEIRA, Fábio ; ARMESTO, Caroline Melo. La musique dans le programme de pouvoir de Néron : l'évidence des pièces de monnaie
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211395Mots-clés :
Música, Nero, Poder, Moedas, Apolo citaredoRésumé
O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a música e o poder imperial de Nero, explorando, em particular, a representação do imperador como Apolo citaredo nas moedas cunhadas durante sua turnê pela Grécia entre 66 a 67 d.C. Por meio da iconografia dessas moedas, busca-se compreender as intenções políticas e culturais subjacentes à imagem de Nero como Apolo citaredo. A análise proposta neste estudo sugere que o filelenismo neroniano deve ser entendido como um projeto político e cultural que envolve a experiência estética, e não como uma simples manifestação da afeição pessoal de Nero pela cultura grega.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Suetônio. 2003. Os doze césares. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Germape, São Paulo.
Tácito. 1952. Anais. Tradução de José Liberato Freire de Carvalho. W.M. Jackson Inc. Editores, São Paulo.
Quintiliano. 2010. Educação oratória (Livro X). In: Rezende, A.M. Rompendo o silêncio: a construção do discurso de Quintiliano. Tradução de Antônio Martinez de Rezende. Crisálida, Belo Horizonte.
Referências bibliográficas
Armesto, C.M. 2022. As representações do imperador Nero como Apolo citaredo na iconografia numismática entre os anos de 62 e 68 d.C. Monografia de conclusão de curso. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
Bélis, A. 1989. Néron musicien. Comptes Rendus des Séances de l’Académie des Inscriptions et Belles-Lettres 133: 747-768.
Bergmann, M. 2013. Portraits of an Emperor-Nero, the Sun, and Roman Otium. In: Buckley, E.; Dinter, M. (Ed.). A Companion to the Neronian Age. Wiley-Blackwell, Malden, 332-362.
Carlan, C. 2006. Numismática romana: teoria e método: a arte a serviço do Estado. Anais do II Encontro de História da Arte, 2006.
Champlin, E. 2003. Nero. Harvard University Press, Cambridge.
Coelho, A.L.S. 2021. As Metamorfoses de Nero: um estudo da construção da tradição literária sobre o último Júlio-Cláudio e o seu Principado (I-III d.C.). Tese de doutorado. Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.
Ercoles, M. 2014. Dressing the citharode: a chapter in Greek musical and cultic imagery. In: Harlow, M.; Nosch, M.L. (Ed.). Greek and Roman textiles and dress: an interdisciplinary anthology. Oxbow Books, Oxford, 95-110.
Fantham, E. 2013. The performing prince. In: Buckley, E.; Dinter, M. (Ed.). A Companion to the Neronian Age. Wiley Blackwell, Malden, 15-28.
Glare, P.G.W. (Ed.). 1968. Oxford latin dictionary. Oxford University Press, Oxford.
Griffin, M.T. 2001. Nero: the end of a dynasty. Routledge, London.
Lang, P.H. 1997. Music in Western civilization. Norton, New York.
Lissarrague, F. 1987. Un flot d’images: une esthétique du banquet grec. Adam Brio, Paris.
Mattingly, H. 1923. Coins of the Roman Empire in the British Museum. Longmans & Co, London.
Mratschek, S. 2013. Nero the imperial misfit: philhellenism in a rich man’s world. In: Buckley, E.; Dinter, M. (Ed.). A Companion to the Neronian Age. Wiley-Blackwell, Malden, 45-62.
Paquette, D. 1984. L’instrument de musique dans la céramique de la Grèce antique. Diffusion de Boccard, Paris.
Pesavento, S.J. 2013. História & história cultural. Autêntica, Belo Horizonte.
Power, T.C. 2010. The culture of Kitharôidia. Cambridge University Press, Cambridge.
Rizakis, A. 1984. Munera gladiatoria à Patras. Bulletin de Correspondance Hellénique 108: 533-542.
Sarti, S. 2003. La cithara greca nei documenti archeologici. Revue Belge de Philologie et d’Histoire, 81: 47-68.
Vendries, C. 1999. Instruments à cordes et musiciens dans l’Empire romain. L’Harmattan, Paris.
Vergara Cerqueira, F. 2007. A imagem pública do músico e da música na Antiguidade clássica: desprezo ou admiração?História, 26: 63-81.
Vergara Cerqueira, F.; Vizentin, M. 2008. Imagens do poder em Sêneca: estudos sobre o De Clementia. Phoînix, 14: 389-394.
Vergara Cerqueira, F. 2019. Música e poder imperial: Nero, Adriano e Juliano. Phoînix, 25: 141-166.
Vergara Cerqueira, F. 2020. A música no período imperial: a iconografia de Aquiles mousikos. In: Brandão, J.L.; Oliveira, F. (Orgs.). História de Roma Antiga: vol. II: império e romanidade hispânica. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 407-432.
Vergara Cerqueira, F. 2021. O debate sobre a educação musical na Política de Aristóteles. In: Coronel Ramos, M.A. (Org.).
Overarching Greek trends in European Philosophy. John Benjamin’s Publishing Company, Amsterdam, 73-88.
Vizentin, M. 2005. Imagens do poder em Sêneca: estudos sobre o De Clementia. Ateliê Editorial, São Paulo.
Wegner, M. 1963. Musikgeschichte in Bildern. Band II: Musik des Altertums. Lieferung 4: Griechenland. Leipzig: DVFM –Deutscher Verlag für Musik.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Fábio Vergara Cerqueira, Caroline Melo Armesto 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.