Monteverdi e a Invenção de um Estilo: Sobre a Composição do "Combattimento di Tancredi e Clorinda" e a Definição do Stile Concitato

Autores

  • Susana Cecília Igayara Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61760

Resumo

Claudio Monteverdi, nascido em Cremona em 1567 e morto em Veneza em 1643, foi um compositor fundamental no processo de passagem da estética renascentista para a estética barroca. Entre 1587 e 1638, Monteverdi edita sua música, que vai ao longo do tempo sofrendo transformações substanciais. É no VIII Livro de Madrigais, publicado em 1638, que se encontra editado o "Combattimento di Tancredi e Clorinda", já apresentado ao público em 1624. A adoção do baixo contínuo,  a partir do VII Livro, e a invenção do estilo concitato, no VIII Livro, são inovações significativas que apontam em direção a uma nova proposta composicional, uma nova concepção musical. O Combattimento é incluído no VIII Livro como um opúsculo, que deveria ser apresentado seguido de outros madrigais "senza gesto". O Combattimento pode ser visto como um importante ponto de interesse na produção monteverdiana, que em sua vida longeva apresentou sempre um componente de transformação, experimentação e invenção em sua personalidade criativa como compositor.

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Biografia do Autor

  • Susana Cecília Igayara, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Regente coral e mestranda em musicologia pelo Departamento de Música da ECA/USP

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Publicado

1999-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Monteverdi e a Invenção de um Estilo: Sobre a Composição do "Combattimento di Tancredi e Clorinda" e a Definição do Stile Concitato. (1999). Revista Música, 10, 77-91. https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61760