Pribaoutki de Igor Stravínsky
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61758Resumen
"Prib' e 'outka' são morfemas russos que significam, respectivamente, 'jogo' e 'canção'. Em uma "pribaoutka" chamam a atenção duas qualidades que instigam particularmente a índole modernista do compositor. De um lado, a música pode transcorrer rítmica e metricamente de forma independente da acentuação da linguagem. De outro, trata-se de um jogo no qual expressões (versos) vão sendo dispostas sem a necessidade de constituírem frases significantes, isto é, o texto, surreal, transcorre também com relativa independência de regras sintáticas e semânticas. De maneira geral, admite-se, expressa ou tacitamente, que a composição de Pribaoutki teria servido a Stravinsky de estudo para Les Noces. As quatro canções obedecem ao mesmo planejamento formal: elas se compõem de duas seções curtas e sucessivas (blocos) e uma breve conclusão. A cada seção vocal correspondem materiais melódicos, harmônicos e rítmicos diversos e contrastantes. Quase sempre, a melodia é criada a partir de conjuntos diatônicos, com notas priorizadas ritmicamente e, com freqüência, acentuadas por algum elemento instrumental.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
1999-12-06
Número
Sección
Artículos
Licencia
Derechos de autor 1999 Marcos Branda Lacerda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
Pribaoutki de Igor Stravínsky. (1999). Revista Música, 10, 217-245. https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61758