A Interpretação Pianística da Fantasía Bætica (1919) de Manuel de Falla
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55098Resumen
Manuel de Falla é conhecido como compositor de obras de carácter espanhol. No entanto, apesar de possuir características bem andalusas, a sua última obra de virtuosidade pianística - a Fantasía Bætica (1919) - é considerada como a obra mais abstracta que alguma vez ele compusera para piano a solo. A obra revela toda a sua polémica nas várias gravações disponíveis, tanto históricas, como actuais. Cheia de figuras guitarrísticas -pouco pianísticas - o desafio técnico é grande. É, de facto, uma obra simplesmente incómoda de tocar. No entanto, o maior problema situa-se a nível da interpretação. Poucos pianistas conseguem entender a sonoridade e expressão necessárias para ultrapassar os problemas técnicos. Na opinião da autora, a obra reúne características francesas revestidas numa postura espanhola. Serão aqui oferecidas algumas considerações históricas e analíticas, para melhor poder decifrar o problema da interpretação desta peça.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-12-17
Número
Sección
Artículos
Licencia
Derechos de autor 2006 Nancy Lee Harper
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
A Interpretação Pianística da Fantasía Bætica (1919) de Manuel de Falla. (2006). Revista Música, 11, 63-95. https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55098