O Quarto Elemento...
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192466Palabras clave:
Memórias, Segunda Escola de Viena, Piano, Ensino, ComposiçãoResumen
Apresentar um panorama da vida de Edward Steuermann é ação imprescindível para se conhecer, entender, recuperar e reconhecer a dimensão da importância e do sentido que sua atuação como pianista, professor e compositor conferiu à Segunda Escola de Viena e à história da musica do Século XX e seus desdobramentos. Este texto expõe, de maneira concisa, a trajetória de Steuermann como pianista, seu encontro com Schoenberg, seu envolvimento com a “musica moderna” como performer e compositor, e o crescimento e a afirmação de suas atividades como professor. Apesar de ainda pouco conhecido do publico e do meio acadêmico, sua história se caracteriza pela competência, lucidez e determinação. Sua postura sempre foi discreta e não sensacionalista, e talvez por esta razão tenha permanecido injustamente negligenciado.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. Gesamtausgabe, Vol.17, p.311-17. Suhrkamp Verlag, Frankfurt, 1982.
APPLEGATE, Celia; POTTER, Pamela. Germans as the “people of Music”: Genealogy of an Identity. In: Music & German National Identity. Edited by Celia Applegate and Pamela Potter. The University of Chicago Press, Chicago, 2002.
BERG, Alban. PRO MUNDO-PRO DOMO The Writings of Alban Berg. Edited by Bryan Simms. Oxford University Press, New York, 2016.
CALICO, Joy H. Schoenberg as a Teatcher. In: The Cambridge Companion to Schoenberg. Edited by Jennifer Shaw and Joseph Auner. Cambridge University Press, New York, 2010.
CARTER, Elliot. Current Chronical. In: The Musical Quarterly, 1966. Oxford University Press, Volume LII, Issue 1, pages 93–101, 1966.
LEIBOWITZ, René. An Evening in Memory of Edward Steuermann. In: Juilliard School of Music and The Edward Steuermann Memorial Society, Inc. New York, Program Season 1965-1966.
McCOY, Marilyn. A Schoenberg Cronology. In: Schoenberg and His World, edited by Walter Frisch. Princeton University Press, New Jersey, 1999.
NEWLIN, Dika. Schoenberg Remembered. Pendragon Press, New York, 1980.
RIFKIND, Donna. The Sun and Her Stars. Salka Viertel and Hitler’s Exiles in The Golden Age of Hollywood. Other Press, New York, 2020.
SCHULLER, Gunther. A Conversation with Steuermann. In: Perspectives of New Music, Princeton University Press, v. 3, n. 1, p. 22-35. New Jersey, 1964.
SCHULLER, Gunther. Gunther Schuller on Edward Steuermann and Schuller’s Symphony for Brass. In: Interview with Jon Newson. Moldenhauer Archives, Divisão de Música, Biblioteca do Congresso, Washington D.C., Estados Unidos, 1995.
SHAWN, Allen. Arnold Schoenberg’s Journey. Harvard University Press, Cambridge, 2003.
SMITH, Joan A. Schoenberg’s Way In: Perspectives of New Music, Princeton University Press, Vol. 18, Nº 1/2,1979-1980.
STEUERMANN, Edward et al. Edward and Clara Steuermann Collection. Divisão de Música, Biblioteca do Congresso, Washington D.C., Estados Unidos, 1982.
STEUERMANN, Edward. The Not Quite Innocent Bystander. Writings of Edward Steuermann. Edited by Clara Steuermann, David Porter and Gunther Schuller. University of Nebraska Press, Lincoln, 1989.
STUCKENSCHMIDT, Hans Heinz. Arnold Schoenberg his life, world and work. John Calder Ltd., London, 1977.
VIERTEL, Salka. The Kindness of Strangers. Holt, Rinehart and Winston, New York, 1969.
ZANI, Heloisa. Correspondência: Clara e Edward Steuermann & René Leibowitz. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ZANI NETTO, Amilcar. Edward Steuermann: um esboço de figura. Tese de Livre-Docência. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Amilcar Zani, Heloisa Zani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).