Na pandemia: da sala de concerto ao clube de jazz
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.184668Palabras clave:
Pandemia Covid-19, Sala de concerto, Clube de jazz, Acústica, PresençaResumen
Consideramos as modificações impostas abruptamente às apresentações musicais presenciais por causa da pandemia de Covid-19, tendo como foco as salas de concerto de música erudita e o clube de jazz, dois nichos em que a presença em recintos fechados é vista como essencial (embora o streaming, no caso da música erudita, já fosse uma realidade antes da pandemia), por causa, por exemplo, de questões de acústica ou pelo aspecto da importância da improvisação no jazz. Fazemos um pequeno apanhado histórico do desenvolvimento do modo do “ouvir atento” na música erudita, da construção de salas de concerto modernas com fins de uma melhor acústica e do surgimento dos clubes de jazz e mudanças também no modo de ouvir de seu público. Ressaltamos também algumas tentativas de reabertura de estabelecimentos durante a pandemia de Covid 19, como a Philharmonie de Paris e a Sala São Paulo, no final de 2020.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. São Paulo: Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor. Introdução à sociologia da música. São Paulo: Unesp, 2009.
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Os pensadores - Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre Literatura e História de Cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
BERANEK, Leo. The Acoustical Design of Concert Halls. Building Acoustics, n.1, v.1, p. 3-25, 1994.
BERANEK, Leo. Concert hall acoustics: Recent findings. The Journal of the Acoustical Society of America, n. 139, v. 4, p. 1548–1556, 2016.
BERKON, Eliza. With Just One Full-Time Jazz Club Left In The District, Local Musicians Contemplate Their Future. DCist, 11 mar. 2021. Disponível em: https://dcist.com/story/21/03/11/jazz-clubs-shutter-watershed-moment-for-jazz-musicians/ Acesso: 02 abr. 2021.
CHINEN, Nate. The Blue Whale, Beloved Hub of the Jazz Scene in Los Angeles, Announces Permanent Closure. WGBO.org, 31 dez. 2020. Disponível em: https://www.wbgo.org/music/2020-12-31/the-blue-whale-beloved-hub-of-the-jazz-scene-in-los-angeles-announces-permanent-closure#stream/0 Acesso: 02 abr. 2021.
CUGNY, Laurent. Les lieux du jazz, Observatoire Musical Français, 2002, inédito. Disponível em: https://www.laurentcugny.org/textes--bibliographies--master Acesso: 02 abr. 2021.
DENNING, Michael. Noise Uprising: the audiopolitics of a world musical revolution, Londo/New York, Verso, 2015.
GOPNIK, Adam. Saving Birdland—and Jazz History. The New Yorker, 04 mar. 2021. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/saving-birdland-and-jazz-history Acesso: 02 abr. 2021.
GUZMAN, Richard. Hermosa beaches lighthouse cafe plans to reopen in march under new ownership. Dailybreeze, 02 fev. 2021. Disponível em: https://www.dailybreeze.com/2021/02/02/hermosa-beachs-lighthouse-cafe-plans-to-reopen-in-march-under-new-ownership/ Acesso: 02 abr. 2021.
JACOBS, Julia. The Met Opera’s Musicians, Unpaid Since April, Are Struggling. The New York Times, 15 March 2021. Disponível em: https://www.nytimes.com/2021/03/15/arts/music/metropolitan-opera-pandemic.html Acesso em: 11 abr 2021.
JASPER, Sandra Acoustic Ecologies: Architecture, Nature, and Modernist Experimentation in West Berlin. Annals of the American Association of Geographers, n.110, v.4, p. 1114-1133, 2020.
JOHNSON, James Listening in Paris: A Cultural History. Berkeley: University of California Press, 1995.
KETTLE, Martin. Interview - Daniel Barenboim: “If I could never conduct a live Ring cycle again, I don't know what I would do”. The Guardian, 9 jul. 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2020/jul/09/daniel-barenboim-if-i-could-never-conduct-a-live-ring-cycle-again-i-dont-know-what-i-would-do?fbclid=IwAR01kKSFKu_TQwjupTMz4mx7Bjn5I7V3qjv7IJgV_JxhgECX5F5D1oox-xQ Acesso: 31 jan. 2021.
LEVINE, Lawrence. Highbrow/Lowbrow: the emergence of cultural hierarchy in America. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
LYRA de CARVALHO, Frederico. "Excesso musical da pandemia". Lugar Comum, n. 57, abril 2020, p. 234-244.
MAISONNEUVE, Sophie. L´industrie phonographique et la patrimonialisation de la musique dans la première moitié du XXe siècle. Le Temps des Médias – Revue d´histoire, n. 22, juin 2014.
OLCOTT, Emily. "I Remember the Jazz Standard". Blog, 02 dec. 2020. Disponível em: https://emilyolcott.medium.com/i-remember-the-jazz-standard-b1fab2de8389 Acesso: 02, abr. 2021.
ROUEFF, Olivier. De la légitimité du jazz. Le(s) public(s) de la culture. Paris : Presses de Science Po, 2003, p. 319-360.
SISARIO, Ben; RUSSONELLO, Giovanni. Jazz Lives in Clubs. The Pandemic Is Threatening Its Future. New York Times, 08 set. 2020. Disponível em:
https://www.nytimes.com/2020/09/08/arts/music/jazz-clubs-coronavirus.html Acesso: 02 abr. 2021.
STREECK, Wolfgang. Buying time: the delayed crisis of democratic capitalism. London/New York: Verso, 2017.
THOMPSON, Emily. The soundscape of modernity: architectural acoustics and the culture of listening in America, 1900 – 1933. Cambridge: MIT Press, 2002.
TSIOULCAS, Anastasia. Jazz Standard, One Of New York's Top Clubs, Closes Due To Pandemic. NPR, 02 dez, 2020. Disponível em:
https://www.npr.org/2020/12/02/941300811/jazz-standard-one-of-new-yorks-top-clubs-closes-due-to-pandemic Acesso: 02 abr. 2021.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
YANBEKIAN, Annie. Couvre-feu : trois clubs de jazz parisiens entre combativité et pragmatisme. France tv info, 15 out. 2020. Disponível em: https://www.francetvinfo.fr/culture/musique/jazz/couvre-feu-trois-clubs-de-jazz-parisien-entre-combativite-et-pragmatisme_4142547.html Acesso: 02 abr. 2021.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luíza Beatriz Alvim, Frederico Lyra de Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).