Clara Schumann e Teresa Carreño
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158108Palabras clave:
Clara Schumann, Mulheres compositoras, Piano, Teresa CarreñoResumen
O presente artigo apresenta duas compositoras e virtuosas do piano nascidas no século XIX, que compartilham, entre outras características, a de terem sido provedoras de suas famílias numa época em que as mulheres tinham acesso restrito à atuação profissional - principalmente no campo da música erudita. O objetivo é comparar as trajetórias pessoais e profissionais da alemã Clara Schumann e da venezuelana Teresa Carreño, discutindo o impacto destes modelos na história das mulheres na música.
Descargas
Referencias
LÉPRONT, Catherine. Clara Schumann. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MARCIANO, Rosario. Teresa Carreño, Compositora y Pedagoga. Monte Avila Editores, s.d.
MONTEIRO DA SILVA, Eliana. Clara Schumann: Compositora x Mulher de Compositor. São Paulo: Ficções Editora, 2011.
PEÑA, Israel. Teresa Carreño (1853-1917). Biblioteca Escolar, “Colección de Biografias”, nº 11. Caracas: Ediciones de la Fundación Eugenio Mendoza, 1953.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Nilceia Baroncelli
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).