A Notação Gregoriana: Gênese e Significado
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61749Abstract
A interação contínua entre composição, notação e interpretação parece ser uma característica própria da música ocidental, a partir da era cristã. Tanto a notação musical antiga quanto a maior parte das notações extra-européias utilizam notações alfabéticas, em analogia com a escrita. Os manuscritos musicais gregorianos a partir do século VIII, e os bizantinos, que remontam mais ou menos ao mesmo período, são os primeiros exemplos de notações baseadas sobre critérios totalmente diferentes, quenão encontram paralelos imediatos fora da esfera musical. É
necessario então analisar a natureza desses critérios, e sua
funcionalidade em relação aos princípios musicais correntes na época.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
1999-12-06
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 1999 Lorenzo Mammì
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
A Notação Gregoriana: Gênese e Significado. (1999). Revista Música, 10, 21-50. https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61749