Rhythmic grouping as the basis for the pianistic performance of the classical period works

Authors

  • Miriam Grosman Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.185441

Keywords:

Classicism, Rhythmic grouping, Performance, Piano

Abstract

The present work proposes pedagogical resources for the deliberate practice of works from the Classical period, having as main focus the rhythmic groupings and their interpretation patterns. We approach concepts related to the group structure as well as the musical gesture, based on works such as those by Alamos and Gimenez, Wallace Berry, Assis and Amorim, Santiago and Meyerewicz. Aiming at the structural understanding of the work where the identification of groupings constitutes a tool for deliberate practice, the work also presents a synthesis of the meaning of Classicism in music and general guidelines for the interpretation of Classical works on the piano, supporting them based on principles and ideas by renowned researchers, pianists and teachers such as Newman, Wolff, Rosenblum and Rosen.

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Author Biography

  • Miriam Grosman, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Desenvolveu seus estudos no Rio de Janeiro, onde obteve vários prêmios em concursos de piano. É Doutora em Artes Musicais (DMA), título concedido pela Catholic University of América, em Washington DC, onde foi orientada pelo Prof. Dr. Thomas Mastroianni. Graduada pela Escola de Música da UFRJ, é também Mestre em Música pela mesma Instituição. Professora Associada da U.F.R.J., integra os quadros dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação como professora de Piano e orientadora de dissertações de Mestrado.. Recebe convites para Master Classes, oferecendo, ainda, cursos de extensão e seminários voltados para aspectos didáticos, estilísticos e interpretativos, como por exemplo: Aprendizagem e Memorização, Desenvolvimento do Pianismo, Chopin: obra e estilo, Beethoven: estilo e interpretação. Ë autora de vários artigos publicados em revistas especializadas de circulação nacional: Liszt e a Técnica Pianística, O Pianismo no Brasil, Ginastera e Música de Câmera com Piano, A Importância do Trabalho Mental, entre outros. Apresenta regularmente trabalhos nos Colóquios internos da Pós-Graduação, com ênfase em aspectos didáticos como Técnica Pianística, Medo de Palco e a Importância do Ritmo.Muitos de seus alunos se destacaram em concursos nacionais de relevância, alguns deles atualmente em programas de pós-graduação no exterior. Paralelamente à docência, desenvolve atividade artística relevante como solista e camerista, já tendo se apresentado em várias salas de Concerto no Brasil, Portugal, Espanha, Áustria e Estados Unidos. Integra o Trio Francisco Mignone com o violoncelista Ricardo Santoro e o flautista Afonso de Oliveira com gravações inéditas que incluem os dois trios do compositor para esta formação. Os comentários da crítica especializada foram excelentes, incluindo a Revista Diapason que avaliou o CD com a cotação de 5 Diapasons.Sobre a interpretação dos 6 Estudos Transcendentais, Carlos Dantas declara:….” a pianista Miriam Grosman nos dá uma versão que prima pela dinâmica filigranada, pela conduta técnica dominada senhorilmente. Performance nota 10”. (Tribuna da Imprensa, 3 de maio de 2006). Exerceu a chefia do Departamento de Teclado e Percussão por 5 anos e foi Coordenadora dos Cursos de Extensão da Escola de Música da UFRJ de 2007 a 2015.

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Published

2021-12-17

How to Cite

Rhythmic grouping as the basis for the pianistic performance of the classical period works. (2021). Revista Música, 21(2), 83-110. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.185441