Claudio Santoro's trajectory from his songs
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163662Keywords:
Brazilian chamber song, Claudio Santoro, Brazilian music of the XX century, Voice and pianoAbstract
This article aims to make a general approach to the song genre within the production of Amazonian composer Claudio Santoro (1919-1989). One of the greatest Brazilian composers, Santoro left more than 500 works, among which are about 60 songs, distributed throughout all his production period. From the songs, it is possible to follow the different creative phases that Santoro went through. However, with the exception of the two cycles made in partnership with the poet Vinícius de Moraes – Canções de amorand Três canções populares– the other pieces remain unknown, as they were never edited or recorded. The article is part of a research done to record 31 of these songs, 18 of them in world première recording.
Downloads
References
KATER, Carlos. Música Viva e H.J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa Editora/ Atravez, 2001.
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. 2ª edição. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2008.
PICCHI, Achille. A intenção nacionalista na canção de câmera: Toada pra você de Oscar Lorenzo Fernandez. Música Theorica. Salvador: TeMA, 2017, p.95-111.
SALGADO, Michele Botelho da Silva. Canções de Amor de Cláudio Santoro: análise e contextualização da obra. 105p. Ronaldo Miranda (orientador). Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SANTORO, Alessandro. Entrevista concedida à autora do texto em agosto de 2019. São Paulo, áudio
SANTORO, Claudio. Prelúdios para piano: edição integral. Alessandro Santoro (editor). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018.
SANTORO, Claudio. website dedicado ao compositor. Disponível em: claudiosantoro.art.br . Acesso em agosto de 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Camila Ventura Fresca
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).