Reflections On Digital And "Other" Sociabilities And Cyberfeminisms In Three Music Initiatives

Authors

  • Isabel Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Mello Neiva Universidade Federal da Paraíba
  • Camila Durães Zerbinatti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158127

Keywords:

cybereminisms in music, online feminisms in music / networked feminisms in music, feminists digital activisms in music

Abstract

This research presents reflections on experiences of cyberfeminisms in the field of music, through a clipping that focuses on three experiences of feminist performances in digital networks (but not circumscribed to them): Sonora International Cycle / Festival of Composers, Sonora Network / Group Sonora - feminisms, and #HearAllComposers. The objective is to contribute to the considerations of phenomena of feminist action, articulation and organization in digital networks in the musical field, verifying the hypothesis of possible coping strategies to sexism, machismo and patriarchalism in music, and also against racism, classism, LGBTTQIphobia and ableism when intersectional perspectives are present, based on theoretical references that deal with cyberfeminisms, feminisms-in-network and feminists digital activisms. The research employs qualitative methodology, conducts bibliographical studies and introductory documentaries, discusses related literature, and presents descriptions and preliminary data collection and information of the chosen initiatives.

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Author Biographies

  • Tania Mello Neiva, Universidade Federal da Paraíba

    Tânia Mello Neiva é doutora em Música/Musicologia na UFPB. Estuda mulheres brasileiras na música
    experimental a partir de uma perspectiva feminista. Foi orientada pelo Prof. Dr. Didier Guigue e coorientada pela Profa. Dra. Adriana Fernandes. É mestre em musicologia (2006) e bacharel em instrumento (2003) pela UNICAMP. Vem se dedicando aos estudos de gênero na música desde o mestrado em que pesquisou a inserção da mulher no campo da música erudita brasileira a partir da segunda metade do século XX através de cinco estudos de caso: Jocy de Oliveira, Maria Helena Rosas Fernandes, Vânia Dantas Leite, Marisa Resende e Denise Garcia. Além de pesquisadora é violoncelista, performer e educadora. Tem se dedicado à música experimental desde 2003, atuando como performer, improvisadora e, recentemente, como compositora. É membra cofundadora do + Um Coletivo de Arte (2013) e da Rede Sonora: músicas e feminismos (2015). É integrante do grupo de maracatu feminista Baque Mulher tocando alfaia desde 2017. É mãe e feminista.

  • Camila Durães Zerbinatti, Universidade Federal de Santa Catarina

    Camila Durães Zerbinatti é violoncelista, pesquisadora e educadora. Graduada em Licenciatura com habilitação em Educação Artística- música pela USP- Universidade de São Paulo (2009). Pós-Graduada em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI com ênfase em violoncelo pela Escola de Música da UFRN (fevereiro de 2012). Pós-graduada em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI com ênfase em Música de Câmara pela Escola de Música da UFRN (dezembro de 2012). Mestra em Musicologia-Etnomusicologia pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, com bolsa CNPq - CAPES, sob orientação de Guilherme Sauerbronn, onde defendeu a dissertação: "Sept Papillons, de Kaija Saariaho: análise musical e aspectos da performance". Ingressou no curso de Bacharelado em Violoncelo pela UDESC. É doutoranda na Área de Concentração de Estudos de Gênero do PPGICH UFSC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, onde se dedica ao trabalho para realização do projeto de pesquisa teórico-prática sobre criadoras e compositoras brasileiras e suas criações para violoncelo solo, sob orientação de Joana Maria Pedro e co-orientação de Isabel Porto Nogueira, com apoio de bolsa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desenvolve pesquisas na área de performance e análise de Música Contemporânea/ Música Nova, com ênfase na performance violoncelística, e, desde 2014, no campo de estudos de Gênero, Feminismos e Música.

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Published

2019-07-03

How to Cite

Reflections On Digital And "Other" Sociabilities And Cyberfeminisms In Three Music Initiatives. (2019). Revista Música, 19(1), 255-277. https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158127