Fonosferas da Antiguidade: o campo lítero-musical
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.155322Palabras clave:
Melopeia, texto musical, performance, vocalidadeResumen
Descargas
Referencias
ADRADOS, Francisco Rodríguez. La lírica grega. Madrid: Alianza editorial, 1981.
ADRADOS, Francisco Rodríguez. The Agôn and The Origin of Tragic Chorus. Urbana: Illinois Press, 1975.
AGUILAR, Omar Augusto Robles. “Nietzsche y el origen musical de la literatura griega”. La Colmena: Revista de la Universidad Autónoma del Estado de México. N. 80, p. 71-76, 2013.
ANTHON, Charles. Greek prosody and metre. New York: Harper and Brothers, 1838.
ARISTÓXENO. “Elements of Harmonic”. In; MACRAN, Henry S. Aristoxenus harmonics. New York: Oxford, 1902.
BÉLIS, Annie. Aristoxène du Tarent et Aristote: le traité d’Harmonique. Paris: Klincksieck, 1986.
BARKER, Andrew. The Science of harmonics in classical Greece. New York: Cambridge University Press, 2007.
BÉLIS, Annie. Bélis Annie. “Un papyrus musical inédit au Louvre”. Comptes rendus des séances de l'Académie des Inscriptions et Belles-Lettres. 148ᵉ année, n. 3, 2004. P. 1305-1329. http://www.persee.fr/doc/crai_0065-0536_2004_num_148_3_22786.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Trad. Maria Carmelita P. Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BURKE, Peter. O que é história cultural. Trad. Maria L. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FUBINI, Enrico. La estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Trad. Carlos Guillermo Pérez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
FOLEY, John Miles. The theory of oral composition. Bloomington: Indiana University Press, 1988.
GAMBERINI, Leopoldo. La parola e la música nell’antichità: confronto fra documenti musicali antichi e dei primi secoli del Medio Evo. Firenze: L.S. Olschki, 1962.
GIBSON, Sophie. Aristoxenus of Tarentum and the birth of musicology. New York: Routledge, 2005.
HAVELOCK, Eric. Preface to Plato. Harvard: Belknap Press, 1963.
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Trad. Luís Otávio F. Mantovaneli. São Paulo: Odysseus, 2011.
HESÍODO. Teogonia. Trad. Christian Werner. São Paulo: Hedra, 2013.
JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
KIRK, G. S. The songs of Homer. London: Cambridge University Press, 1962.
LIPPMAN, Edward. A humanistic philosophy of music. New York: NYU Press, 2006.
LLEDÓ ÍÑIGO, Emilio. El concepto ‘poíesis’ en la filosofía griega. Heráclito, sofistas, Platón. Madrid, 1961.
LORD, Albert. The singer of tales. New York: Atheneu, 1971.
MANTOVANELI, Luís Otávio Figueiredo. “Apresentação”. In: HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Trad. Luís Otávio F. Mantovalneli. São Paulo: Odysseus, 2011.
MASLOV, Boris. “The Dialect Basis of Choral Lyric and the History of Poetic Languages in Archaic Greece”. Norwegian journal for Greek and Latin studies. N. 87.1, p 1-29, 2013. http://dx.doi.org/10.1080/00397679.2013.822726. Acesso em 12-06-2019.
PEREIRA, Aires Manuel Rodeia dos Reis. A mousiké: das origens ao drama de Eurípedes. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.
PLATÃO. Íon. Trad. Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
PÖHLMAN, Egert & WEST, Martin L. Documents of ancient Greek music. The Extant Melodies and Fragments Edited and Transcribed with Commentary. Oxford: Clarendon Press, 2001.
ROCCONI, Eleonora. “Aristoxenus and musical ethos”. In: HUFFMAN, Carl A. Aristoxenus of Tarentum. New Brunswik: Rutgers university, 2012. p. 65-90.
SERRA, Ordep. Hinos órficos: perfumes. São Paulo: Odysseus, 2015.
STIGA, K. & KOPSALIDOU, E. “Music and traditions of Thrace (Greece): a trans-cultural teaching tool”. DEDiCA. Revista de Educação e Humanidades, n. 3, março 2012. P. 145-164. http://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/7094. Acesso em 11-06-2019.
STRUNK, Oliver. (ed.). Source Readings in Music History: From Classical Antiquity
Through The Romantic Era. New York: W. W. Norton Company, 1959.
TOMÁS, Lia. Ouvir o logos: música e filosofia. São Paulo: Unesp, 2002.
WEST, L. On the text of Greek musical fragments. Analecta Musica. Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik. p. 1–54. Bonn, 1992. http://ifa.phil-fak.uni-koeln.de/zpe.html. Acesso: 05-05-2019.
YUAN, J. Fragment with musical notation. The Oxyrhynchus. Oxford, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Introduction à la poésie orale. Paris: Éditions du Seuil, 1983.
ZUMTHOR, Paul. La letra y la voz de la ‘literatura’ medieval. Trad. Julián Presa. Madrid: Catedra, 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Tiago Eric de Abreu

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
Datos de los fondos
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números de la subvención 1800586