v. 18 n. especial (2018): Poética Musical: séculos XVI, XVII e XVIII

					Visualizar v. 18 n. especial (2018): Poética Musical: séculos XVI, XVII e XVIII

A presente edição da revistamúsica, tem coordenação da editora convidada, Dra. Mônica Lucas. Esta edição especial (posicionada entre as edições regulares: nº1, agosto e nº2, dezembro de 2018) traz textos selecionados apresentados no 8º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII, realizado na USP de 11 a 14 de setembro de 2017.

Publicado: 2018-10-04

Edição completa

Artigos

  • Editorial

    Monica Lucas
    7
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151025
  • A ANÁLISE SINCRÔNICA E SUA RELAÇÃO MÚSICO-ESTRUTURAL CONFLUÊNCIAS ANALÍTICAS NO MOTETO JERUSALEM SURGE DE JACOBUS CLEMENS NON PAPA

    Carlos Iafelice
    11-30
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151026
  • MOTETOS SECULARES SOBRE A ENEIDA DE VIRGÍLIO O HEXÂMETRO DACTÍLICO EM ARRANJOS DE “DULCESEXUVIAE” NO SÉC. XVI

    Fernando Cardoso
    31-48
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151027
  • OS LIMITES DA MÚSICA NO RENASCIMENTO SEGUNDO A PRECEPTIVA DE GIOSEFFO ZARLINO (1517-1590)

    Delphim Rezende Porto
    49-68
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151028
  • LA REFUTACIÓN EN LA DISPOSICIÓN MUSICAL BARROCA O CÓMO ARGUMENTAR CON SONIDOS

    Gabriel Pérsico
    69-92
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151083
  • A PRONUNTIATIO EM MÚSICA RELAÇÕES ENTRE FRIEDRICH WILHELM MARPURG E JOHANN M. MEYFART

    Stéphano Paschoal
    93-108
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151084
  • O DISCURSO MUSICAL DO SÉCULO XVIII EMULAÇÕES RETÓRICAS NA OBRA DE FRANCESCO GEMINIANI (1687-1762)

    Marcus Held
    109-132
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151085
  • LA AGUDEZA HAYDNIANA EN EL PRINCIPIO DRAMÁTICO DE LOS CUARTETOS OP. 59 DE BEETHOVEN

    Mónica Gudemos
    133-148
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151086
  • A HARPA DE PEDAIS, SEU PROVÁVEL PRIMEIRO REPERTÓRIO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MADAME DE GENLIS

    Felipe Faglioni
    149-166
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151087
  • MÚSICA ANTES, PALAVRA DEPOIS SOBRE A REALIZAÇÃO DO REPERTÓRIO DA CATEQUESE COM INSTRUMENTOS MUSICAIS NAS MISSÕES JESUÍTAS BRASILEIRAS

    Patrícia Michelini Aguilar
    167-178
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151088
  • MOTETTI, MADRIGALI ET CANZONE FRANCESE DE GIOVANNI BASSANO CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA

    Daniel Figueiredo
    179-192
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151090
  • REPRESENTAÇÕES DO CAOS NA MÚSICA DO SÉCULO XVIII

    Felipe Galhardi
    193-204
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151091
  • OS CONCEITOS DE GRAVITÀ E PIACEVOLEZZA DE PIETRO BEMBO DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DO MADRIGAL ITALIANO DO SÉCULO XVI

    Ludmilla Thompson Sathler Freitas
    205-214
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151092
  • UNA BROMA MUSICAL EL HUMOR DE HAYDN POR UNA MAQUINILLA

    Cecilia Beatriz Argüello
    215-228
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151093