Planejamento composicional do "Ponteio Nº 1" de Pedro Miguel a partir da modelagem do "Ponteio Nº 11" de Guarnieri
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v13i1.55108Resumo
Este artigo trata da modelagem do sistema composicional do Ponteio Nº 11, de Camargo Guarnieri, e tem como objetivo identificar, com base na análise de certos parâmetros musicais desta peça, um conjunto de prescrições hipoteticamente utilizadas em sua construção. Tais prescrições, devem, posteriormente, viabilizar a composição de peças originais. A modelagem de sistemas composicionais é, dessa maneira, um trabalho de reengenharia, no qual se busca realizar o caminho inverso da composição, isto é, partindo da obra, chega-se a um conjunto de definições que possam ter sido um ponto de partida para sua construção. Assim, o sistema modelado a partir do Ponteio Nº 11 de Guarnieri foi utilizado na composição do Ponteio Nº 1, de Pedro Miguel, a fim de verificar a capacidade do sistema composicional modelado de captar certas peculiaridades estéticas e preceitos de conexão paramétrica, bem como os aspectos micro e macroestruturais da peça em estudo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-06-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Pedro Miguel de Moraes, Liduino Pitombeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Planejamento composicional do "Ponteio Nº 1" de Pedro Miguel a partir da modelagem do "Ponteio Nº 11" de Guarnieri. (2012). Revista Música, 13(1), 136-154. https://doi.org/10.11606/rm.v13i1.55108