Benedicto Nicolau dos Santos: um intelectual e compositor negro e sua participação no Paranismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.224269Palavras-chave:
Música, História da Educação, História Intelectual, ParanismoResumo
O objetivo do artigo é apresentar aspectos da trajetória da vida e da obra de Benedicto Nicolau dos Santos, um intelectual, musicista e negro e sua participação na construção do ideário Paranista. Para Benedicto, a linguagem da música e do teatro visavam a formação cultural e o refinamento social. Dentre os conceitos mobilizados, destacam-se o de trajetória, habitus e capital de Bourdieu (2001, 2009), o de rede de sociabilidade de Sirinelli (2003), e de intelectual de Vieira (2011), bem como as contribuições de Otto (2015) que aborda sobre a produção musical de Benedicto. As composições musicais apresentadas pertencem ao acervo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Filho de português e uma negra escravizada, no decorrer do seu percurso artístico-musical, na maioria das vezes, sua origem racial foi ocultada. Sua ascensão social e simbólica se pautou na cordialidade racial e no não-dito racista (SALES JR., 2006). A atuação no campo artístico-musical somado a sua rede de sociabilidades e a vasta produção musical, incluindo escritos sobre teoria, faz dele um músico-intelectual, ao propagar o ideal Paranista por meio de suas composições como o “Hymno de Curityba” de 1928. O Paranismo não se restringia ao Movimento Paranista e visava construir uma identidade local para o Paraná.
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