Benedicto Nicolau dos Santos: um intelectual e compositor negro e sua participação no Paranismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.224269

Palavras-chave:

Música, História da Educação, História Intelectual, Paranismo

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar aspectos da trajetória da vida e da obra de Benedicto Nicolau dos Santos, um intelectual, musicista e negro e sua participação na construção do ideário Paranista. Para Benedicto, a linguagem da música e do teatro visavam a formação cultural e o refinamento social. Dentre os conceitos mobilizados, destacam-se o de trajetória, habitus e capital de Bourdieu (2001, 2009), o de rede de sociabilidade de Sirinelli (2003), e de intelectual de Vieira (2011), bem como as contribuições de Otto (2015) que aborda sobre a produção musical de Benedicto. As composições musicais apresentadas pertencem ao acervo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Filho de português e uma negra escravizada, no decorrer do seu percurso artístico-musical, na maioria das vezes, sua origem racial foi ocultada. Sua ascensão social e simbólica se pautou na cordialidade racial e no não-dito racista (SALES JR., 2006). A atuação no campo artístico-musical somado a sua rede de sociabilidades e a vasta produção musical, incluindo escritos sobre teoria, faz dele um músico-intelectual, ao propagar o ideal Paranista por meio de suas composições como o “Hymno de Curityba” de 1928. O Paranismo não se restringia ao Movimento Paranista e visava construir uma identidade local para o Paraná.

 

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Biografia do Autor

  • Daniele Martinez de Oliveira Coelho, Universidade Federal do Paraná

    Doutorado em andamento pela Universidade Federal do Paraná (PPGE - UFPR) na linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação. Mestra em Educação pela mesma instituição (PPGE - UFPR) (2023). Possui Pós-graduação/especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER (2018); Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/FAP (2014) e curso técnico/ profissionalizante: Formação de Docentes em Nível Médio (Magistério) pelo Colégio Estadual Paulo Leminski (2010). Atuou como bolsista de pesquisa (PIBIC) na UNESPAR/FAP na área de História da Educação, como professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino (RME) de Colombo, como professora de Música em projetos sociais, dentre outros. Tem experiência em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e na área de Arte, com ênfase em Educação e Produção Musical. No momento, atua como professora de Música e de Literatura na RME de Colombo/PR e como professora de Arte na RME de Curitiba/PR.

  • Wilson Lemos Junior, Instituto Federal do Paraná

    Doutor em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Desenvolve pesquisas na linha de História e Políticas da Educação, em especial sobre a história do ensino de música e sobre a história da educação profissional no Brasil. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ: História e políticas da Educação Profissional. Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela FAP-Faculdade de Artes do Paraná. Professor do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba. Professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) pelo IFPR - Campus Curitiba. Músico e compositor. 

  • Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná

    Estágio em residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação, na linha de pesquisa História da Educação. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP. Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Expressão Gráfica, em Curitiba. No ensino de graduação ministra os conteúdos de desenho e geometria descritiva, como desenho de observação, perspectiva, etc. No Mestrado Profissional em Educação da UFPR (Programa de Pós-graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino) pesquisa as áreas de ensino de artes visuais, educação estética e diversidade. No Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, participa da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação incluindo os temas: história intelectual, história das disciplinas escolares, história da educação estética, história da população negra.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

Como Citar

Benedicto Nicolau dos Santos: um intelectual e compositor negro e sua participação no Paranismo. (2024). Revista Música, 24(1), 365-394. https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.224269