O agrupamento rítmico como base para a performance pianística de obras do período clássico
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.185441Palavras-chave:
Classicismo, Agrupamento rítmico, Performance, PianoResumo
O presente trabalho propõe recursos pedagógicos para o estudo deliberado das obras do período clássico, tendo como focos principais os agrupamentos rítmicos e os seus padrões de interpretação. Abordamos conceitos relacionados à estrutura do agrupamento assim como ao gesto musical, tendo por base trabalhos como os de Alamos e Gimenez, Wallace Berry, Assis e Amorim, Santiago e Meyerewicz. Tendo por objetivo a compreensão estrutural da obra, onde a identificação dos agrupamentos constitui uma ferramenta para o estudo deliberado, o trabalho apresenta, ainda, uma síntese do significado de classicismo na música e diretrizes gerais para a interpretação da obra clássica no piano, apoiando-se em princípios e conceitos difundidos por renomados pesquisadores, pianistas e professores como, por exemplo, Newman, Rosenblum e Rosen.
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