Na pandemia: da sala de concerto ao clube de jazz
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.184668Palavras-chave:
Pandemia Covid-19, Sala de concerto, Clube de jazz, Acústica, PresençaResumo
Consideramos as modificações impostas abruptamente às apresentações musicais presenciais por causa da pandemia de Covid-19, tendo como foco as salas de concerto de música erudita e o clube de jazz, dois nichos em que a presença em recintos fechados é vista como essencial (embora o streaming, no caso da música erudita, já fosse uma realidade antes da pandemia), por causa, por exemplo, de questões de acústica ou pelo aspecto da importância da improvisação no jazz. Fazemos um pequeno apanhado histórico do desenvolvimento do modo do “ouvir atento” na música erudita, da construção de salas de concerto modernas com fins de uma melhor acústica e do surgimento dos clubes de jazz e mudanças também no modo de ouvir de seu público. Ressaltamos também algumas tentativas de reabertura de estabelecimentos durante a pandemia de Covid 19, como a Philharmonie de Paris e a Sala São Paulo, no final de 2020.
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