URBAN MOBILITY AT BYCICLE PATH SYSTEM OF ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES AVENUE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i12p130-149Keywords:
Urban Mobility, Bike Paths, Bike Lanes, Safety, Safe PathAbstract
This article aims to analyse the bike path route of Engenheiro Caetano Alvares Avenue, in the northern region of São Paulo City, which is part of the bike path system recently implemented by the city authorities. The target is to analyze issues such as the safety of users and the continuation of the route of this bike path so that it may serve as a link between strategic points of the city.Downloads
References
BENEDICT, M. A.; MCMAHON, E. T. Green Infrastructure: Linking Landscapes and Communities. Washington: Island Press, 2006.
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ciclovias em São Paulo-Integrando e fazendo o bem para a cidade. Julho, 2014. São Paulo. Disponível em: < http://www.cetsp.com.br/media/316505/sp%20400km_v2s.pdf>. Acesso em: 14/05/2016
Ciclocidade. Relatório de Contagem de Ciclistas- Inajar de Souza-2015. Disponível em <http://www.ciclocidade.org.br/noticias/772-relatorio-de-contagem-de-ciclistas-inajar-de-souza-2015>. Acesso em :14/05/2016
FARR, Douglas. Urbanismo Sustentável: Desenho urbano com a Natureza. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Desenho Ambiental: Introdução à Arquitetura da Paisagem com o Paradigma Ecológico. São Paulo: Annablume, 1997.
GEHL, Jan, Cidades para Pessoas. Tradução Anita Di Marco, São Paulo. Ed: Perspectiva, 2013.
HANNES, Evy, BONDAR, Camila S. Infraestrutura verde para o bairro do Mandaqui: possibilidade ou utopia? Revista Labverde: FAUUSP. São Paulo, n.9, p.30-52, dez. 2014.
ITDP(Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento).Política de Mobilidade por Bicicletas e Rede Cicloviária da Cidade de São Paulo: Análise e Recomendações. Novembro, 2015.São Paulo. Disponível em: < http://itdpbrasil.org.br/politica-cicloviaria-em-sao-paulo/>. Acesso em: 22/01/2016.
MALATESTA, Maria Ermelina B. “A história dos estudos das bicicletas na CET”.Boletim Técnico CET 50, São Paulo, 2012. 58p. Disponível em: < http://www.cetsp.com.br/media/135472/btcetsp50.pdf>. Acesso em: 20/05/2016.
MIRANDA, Antonio C.M, CITADIN, Larissa L. Bernardi, ALVES, Eduardo Valenga. “ A importância das ciclofaixas na Reinserção da bicicleta no trânsito das grandes cidades”. 17º.Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Curitiba, 2009. Disponível em: < http://www.antp.org.br/biblioteca>. Acesso em: 18/05/2016
Prefeitura de São Paulo. Plano de Mobilidade de São Paulo-Modo Bicicleta. São Paulo. [2015] Disponível em: < http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/planmobsp-rev002_1428005731.pdf>. Acesso em: 14/05/2016.
RIBEIRO, Édelis Alves. “Sistema Cicloviário do Municipio de São Paulo”. 18º.Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. 20. 2011. p.117. Disponível em: < http://www.antp.org.br/biblioteca>. Acesso em: 18/05/2016
Secretaria Executiva de Comunicação. Uso diário da bicicleta como meio transporte cresce 50% em 2014. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3728 >. Acesso em: 14/05/2016
SP de bike. Disponível em: <http://www.cidadedesaopaulo.com/spdebike/ciclofaixas-ciclovias-ciclorotas>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O detentor dos direitos autorais é o autor e eventuais coautores do artigo. A Revista LABVERDE exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
A Revista LABVERDE autoriza a republicação de seus artigos desde que devidamente citada fonte e autoria.