A Pedagogia Jesuítica e a Pedagogia de Anísio Teixeira

Pressupostos da História e Historiografia para uma Pedagogia como Ciência

Autores

  • Leyvijane Albuquerque de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.162176

Resumo

A partir de estudos recentes do campo da Historiografia e História da Educação Brasileira, selecionamos dois demarcadores temporais que também podem ser indicadores para uma pedagogia como ciência, que são a pedagogia jesuítica, que vem do pioneirismo de uma organização de ensino no Brasil fundamentada por Pompa e Hilsdorf e a pedagogia anisiana, da pedagogia nova representada por Anísio Teixeira. O estudo bibliográfico mostra que a historiografia e a História da Educação é que vão atestar que tanto a pedagogia jesuítica como a pedagogia anisiana trazem em seu bojo características da cientificidade da educação a partir de uma forma de organização metodológica, epistemológica e das relações entre os sujeitos que são seres sócio-históricos e culturais, ou seja, desde os jesuítas a pedagogia já se constituía como ciência da educação, como uma pedagogia da ciência, portanto, histórica e social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Dossiê 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica

Como Citar

Araujo, L. A. de. (2019). A Pedagogia Jesuítica e a Pedagogia de Anísio Teixeira: Pressupostos da História e Historiografia para uma Pedagogia como Ciência. Intelligere, 7, 18. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.162176