A Pedagogia Jesuítica e a Pedagogia de Anísio Teixeira
Pressupostos da História e Historiografia para uma Pedagogia como Ciência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.162176Resumo
A partir de estudos recentes do campo da Historiografia e História da Educação Brasileira, selecionamos dois demarcadores temporais que também podem ser indicadores para uma pedagogia como ciência, que são a pedagogia jesuítica, que vem do pioneirismo de uma organização de ensino no Brasil fundamentada por Pompa e Hilsdorf e a pedagogia anisiana, da pedagogia nova representada por Anísio Teixeira. O estudo bibliográfico mostra que a historiografia e a História da Educação é que vão atestar que tanto a pedagogia jesuítica como a pedagogia anisiana trazem em seu bojo características da cientificidade da educação a partir de uma forma de organização metodológica, epistemológica e das relações entre os sujeitos que são seres sócio-históricos e culturais, ou seja, desde os jesuítas a pedagogia já se constituía como ciência da educação, como uma pedagogia da ciência, portanto, histórica e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.