Finalmente um lugar para a história da arte no Brasil?
Controvérsias e disputas entre comunidades científicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2018.154444Palavras-chave:
História da arte no Brasil, História da ciência, Comunidades científicas, Processos de legitimação, ControvérsiasResumo
Tendo como ponto de partida as controvérsias acerca da criação recente de bacharelados em história da arte em universidades públicas brasileiras, o presente artigo tem como objeto central as disputas institucionais e epistemológicos entre as comunidades científicas de historiadores e de historiadores da arte. A problematização das histórias da arte produzidas nas universidades brasileiras são fundamentais ao debate acerca do que se compreende por história da arte no Brasil hoje e estão diretamente relacionadas ao amadurecimento e à consolidação da autonomia da história da arte enquanto campo científico no país. Para isso, são usadas como fontes: entrevistas; documentos oficiais produzidos pelas duas comunidades científicas em disputa; e documentos relacionados ao trâmite do PL 4699/2012, que regulamenta a profissão de historiador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.