Cronologia das Violas segundo pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.214286Palavras-chave:
violas, cordofones populares, línguas latinas e germânicas, organologia, nomenclaturas históricas de instrumentos musicais, contextualizações histórico-sociaisResumo
Este trabalho tem como objetivo reinvestigar, organizar e centralizar traduções de registros de termos citados por pesquisadores como relacionados à ancestralidade das “VIOLAS”: cordofones de caixa cinturada, mais conhecidos por fazerem parte das orquestras - a chamada “família dos violinos”, onde são instrumentos “friccionados”, ou seja, tocados prioritariamente por arco - mas também cordofones de formato semelhante, “dedilhados” (tocados diretamente pelos dedos ou alguns objetos popularmente chamados de plectro - como palhetas). Observou-se que a maioria dos estudiosos teriam assumido que “viola” e suas variações em diferentes línguas teriam sido apenas nomes de instrumentos friccionados, entre outras imprecisões repetidas em cadeia por séculos, por isso seria necessário apontar essas situações a fim de subsidiar novos estudos em diversas áreas da Ciência. Os desenvolvimentos foram baseados na Metodologia Dialética e os contextos histórico-sociais foram estimados a partir dos registros mais remotos encontrados para cada variação de nomes, nas principais línguas europeias, desde o latim utilizado no século II a.C. A base de dados foi criada por meio de extensa pesquisa de fontes apontadas por diferentes tipos de pesquisas em diferentes épocas. Entre as principais razões para a realização desse tipo de reinvestigação está a inclusão de novos fatores nas equações investigativas anteriores, como a possibilidade da existência de instrumentos dedilhados nos registros. Os principais processos realizados foram: reanalisar as traduções mais utilizadas nas publicações; observar mudanças e variações de nomes entre as diferentes línguas; identificar possíveis padrões ao longo do período.
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