Uma canção que ninguém escreveu: quatro reflexões sobre intertextualidade em Uma Canção de Marcelo Segreto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.212192Palavras-chave:
Intertextualidade, Canção, Música popular brasileira, AutoriaResumo
Partindo dos conceitos de intertextualidade e dialogismo, o presente artigo faz uma breve análise da música “Uma Canção” composta por Marcelo Segreto, que abre o disco Rádio Lixão da banda paulista Filarmônica de Pasárgada. Analisando o procedimento composicional utilizado por Marcelo Segreto surgem quatro reflexões que são desenvolvidas: 1º - O conceito de intertextualidade e seu uso enquanto recurso composicional; 2º - O conceito de autoria e sua problemática no campo da arte pós-moderna; 3º - O uso da paródia e da apropriação em Uma Canção como fator de ambivalência com relação à tradição da canção; 4º- A influência tropicalista no processo composicional de Uma Canção. Estas quatro reflexões, autônomas entre si, confluem para uma reflexão maior que subjaz ao texto: Como as ferramentas intertextuais podem servir ao processo de composição de canções.
Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto de. O balanço da bossa: e outras bossas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CAMPOS, Haroldo de. Da Razão Antropofágica: Diálogo e Diferença na Cultura Brasileira in: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária - 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais – 7ª ed. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra - 5. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. FIORIN, José Luiz (org). Dialogismo, polifonia e enunciação. In: Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 2003.
BARTHES, Roland. A morte do autor In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004
BEZERRA, Paulo. Uma obra à prova do tempo. Prefácio. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 10-22.
FAVARETTO, Celso Fernando. Tropicália: Alegoria, Alegria. 3.ed. – São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. - São Paulo : Ática, 2011.
GOUVEIA. M. A. R. O Princípio da Intertextualidade Como Fator de Textualidade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, ano II, n. 4, agosto 2007.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cmz. - Rio de Janeiro: Imago Ed, 1991.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semianálise. Trad. Lucia Helena França Ferraz. - 3. Ed. Revista e aumentada – São Paulo: Perspectiva 2012.
MOLINA, Sergio Augusto. Música de Montagem: a composição de música popular no pós-1967. 1ª Ed. São Paulo: É Realizações, 2017.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Modelação do tempo: Salvatore Sciarrino, janelas e nublamento. Opus,v. 23, n. 2, p. 131-154, ago. 2017.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Música e Retoricidade. In: ENCONTRO DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO, IV, 2012, Ribeirão Preto. Anais. Ribeirão Preto: USP, 2012. p. 90-100.
SANT´ANNA, Afonso Romano de. Paródia, Paráfrase e Cia. 5.ed. São Paulo: Editora Ática, 1995.
SEGRETO, Marcelo. A canção e a oralização: sílaba, palavra e frase (tese de doutorado); orientador Luiz Augusto de Moraes Tatit, - São Paulo, 2019.
STAM, Robert. Bakhtin: Da Teoria literária à cultura de massa. Trad. de Heloísa Jahn - 1. Ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.
TATIT, Luiz. Por uma semiótica da canção popular. Dissertação de mestrado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1982.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil São Paulo: Edusp, 2002.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
TATIT, Luiz. Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007.
TATIT, Luiz. & LOPES, I.C. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.
TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo de Tarso Brandão
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC