O Ensino musical na Educação Infantil e sua possível relação com a teoria desenvolvimental proposta por L. Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.176713Palavras-chave:
Ensino musical, Teoria desenvolvimental de Vigotski, Valorização das artes para o desenvolvimento humano integral, O ensino musical enquanto processo histórico-socialResumo
O texto a seguir pontua a importância do ensino musical durante a Educação Infantil propagada nos ordenamentos pedagógicos voltados para essa faixa etária, mais intensamente esboçado na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Também se preocupou em apontar como a Teoria Desenvolvimental de Vigotski pode fundamentar parte das ações, práticas e atividades ali presentes, subsidiando uma proposta de ensino artístico que toma para si aspectos voltados para a valorização histórico social deste ensino. A partir desse relato fica notório a necessidade de implantarmos um ensino musical que se estenderá desde a fase infantil até a educação básica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Júlia Pinheiro. Música e Sociedade, Canção popular e Cultura de Massas: A Experiência Urbana do Tropicalismo e do Rap na Cidade de São Paulo. In: XVII CONGRESSO DA ANPPOM, Subárea de Etnomusicologia, 2007, São Paulo. Disponível em http://www.anppom.com.br/anais/17%20anais%20SP%202007/etnomusicologia/etnom_JPAndrade.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, Emenda Constitucional nº 59/200926 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil . Acesso em: 01 maio. 2020.
ESLINGER, Paul J. Desenvolvimento do Cérebro e Aprendizagem. In: Revista Cérebro e Mente. Núcleo de informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, 25/05/2003. Disponível URL:http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=8&texto=345
PARIZZI, Maria Betânia. O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo a partir do canto espontâneo. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
PRESTES, Zoia. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch
Vigotski no Brasil Repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado Faculdade de Educação, UNB, Brasília. 2010.
VALSINER, J. Mundos da Mente, Mundos da Vida. 2 ed. Porto Alegre: Editora Artmed 2012.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da Arte. 2 ed. SP: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual. In: Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento - Luria, Leontiev, Vygotski e Outros. São Paulo: Centauro, 2005, p.1-17.
VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cícero Rodarte Mião, Sonia Regina Albano de Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC