O caminho de Minas Gerais a Goiás: viajantes, povoadores, modelos e imagens

作者

  • Marcos Horácio Gomes Dias Museu de Arte Sacra de São Paulo

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https://doi.org/10.11606/issn.2595-5802.v1i1p81-105

关键词:

Viajantes, Arte (São Paulo, Minas Gerais, Goiás), Modelos artísticos, Religião, Barroco

摘要

A problemática deste artigo é referente ao contexto do surgimento da arte mineira e goiana no século XVIII, marcada pelas origens paulistas e pela colonização portuguesa e a afirmação dos valores católicos cristãos. As obras desse período são condicionadas pela economia do ouro e por uma sociedade baseada em cânones aristocratas e escravocratas. A história de São Paulo, Minas Gerais e Goiás caracteriza-se, acima de tudo, por uma religiosidade assinalada pela forte presença da organização laica das ordens terceiras, confrarias e irmandades. Nesse sentido, todo um aparato artístico foi importante para mostrar, distinguir e ordenar essa sociedade que ficara rica rapidamente, ao mesmo tempo em que grandes setores dessa mesma sociedade estivessem pobres.

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    Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2000), pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, da Universidade São Judas Tadeu e do Centro Universitário Assunção. Criador do Canal Marcos Horácio, com o apoio da Eda filmes, para a produção de conteúdo sobre arte barroca, arte sacra, simbolismo, alegoria e resenha de livros.

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2018-09-11

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Dossiê: Viajantes