Moda e patrimônio cultural entre imaginários sociais e práticas coletivas, na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.139720Palavras-chave:
moda, história, patrimônio cultural, sociologia, memóriaResumo
É propósito deste artigo refletir sobre a relação entre moda e patrimônio cultural, tema complexo à medida em que invoca, simultaneamente, questões relativas à pesquisa epistemológico-historiográfica, documental e político-pública, em âmbito geral e particular. Como premissa, tomamos o fato de que os estudos da moda, a partir da década de 1980, passaram a influenciar os estudos históricos, mantidos, todavia, distantes do mainstream da historiografia, o que se deu sobretudo na Itália – país em que focamos nossa análise. Avançaremos, ainda, em reflexões sobre a relação entre pesquisa histórica e historiografia da moda, apresentando dois estudos de caso: o do Archivio Istituto Luce on line, um exemplo de public history, e o caso das três exposições referentes à moda que o Estado italiano organizou, respectivamente, em 1911, no 50º aniversário da Unificação Italiana; em 1961, no centenário nacional; e em 2011, no 150º aniversário da Unificação Italiana.
Downloads
Referências
ASHTON, Paul & KEAN, Helda (org.). Public history and heritage today. People and their pasts. UK: Palgrave Macmillan, 2008.
BARNARD, Malcom. Fashion theory. An introduction. Londres-Nova York: Routledge, 2014.
BELFANTI, Carlo Marco & GIUSBERTI, Fabio (ed.). Annali 19. La moda. Turim: Einaudi, 2003.
BELFANTI, Carlo Marco. Civiltà della moda. Bologna: il Mulino, 2008.
BLACK, Jeremy. Contesting history. Narratives of public history. Londres: Bloomsbury, 2014.
BLOCH, Marc. Apologia della storia o mestiere di storico. Turim: Einaudi, 2009.
CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Editora Senac, 2008.
CALANCA, Daniela. Conservação e valorização do patrimônio da moda. O papel social da pós-história. Visualidades. Revista do programa de mestrado em cultura visual da Universidade Federal de Goiás, Brasil, 2013.
CALANCA, Daniela. Storia sociale della moda contemporanea. Bologna: Bononia University Press, 2014.
CALANCA, Daniela. Moda e immaginari sociali in età contemporanea. Milão: Bruno Mondadori, 2016.
CALANCA, Daniela. Bianco e nero. L’Istituto Nazionale Luce e l’immaginario del fascismo. Bologna: Bononia University Press, 2016.
CALANCA, Daniela. A história social da moda contemporânea em arquivos digitais. In: MERLO, M. (org.). Museus e moda: acervos, metodologias e processos curatoriais. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
CAMPBELL, Timothy. Historical style. Fashion and the new mode of history, 1740-1830. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2016.
CAPALBO, Cinzia. Storia dela moda a Roma. Sarti, culture e stili di una capitale dal 1871 a oggi. Roma: Donzelli, 2012.
CHARTIER, Roger. La rappresentazione del sociale. Turim: Bollati Boringhieri, 1989.
CAUVIN, Thomas. Public history. A textbook of practice. Londres: Routledge, 2016.
CLAUS, Peter & MARRIOTT, John. History. An introduction to theory, method and practice. Londres: Routledge, 2012.
Comitato “Torino ‘61”. Celebrazione del primo centenario dell’Unità d’Italia 1861-1961. Turim: 1961.
CUMMING, Valerie. Understanding fashion history. Londres: Costume and Fashion Press, 2004.
DI FIORE, Laura & MERIGGI, Marco. World history. Le nuove rotte della storia. Roma-Bari: Laterza 2011.
EDWARDS, Tim. Fashion in focus: concepts, practices and politics. Londres-Nova York: Routledge, 2011.
FIORIO, Maria Teresa. Il museo nella storia. Milão: Bruno Mondadori, 2011.
GADAMER, Hans George. Il problema della coscienza storica. Nápoles: Guida Editori, 2004.
GNOLI, Sofia. Un secolo di moda italiana 1900-2000. Roma: Meltemi, 2005.
GNOLI, Sofia. Moda. Dalla nascita della haute couture a oggi. Roma: Carocci, 2012.
GRANDI, Silvia & VACCARI, Alessandra. Vestire il ventennio. Bologna: Bononia University Press, 2004.
GRUMBACH, D. Histoires de la mode. Paris: Institut Français de la Mode/Editions du Regard, 2008.
Guida Pratica dell’Esposizione Internazionale di Torino, 1911.
JONES, G. Beauty imagined. A history of the global beauty industries. Oxford: Oxford University, 2010.
JAMES, Elizabeth. The Victoria and Albert Museum. A bibliography and exibition cronology, 1852-1996. Londres-Chicago: Fitzroy Dearbon Publishers, 1998.
JOYCE, Patrick. The end of social history? Social History, n. XX, 1995, p. 81-91.
KAISER, Susan B. Fashion and cultural studies. Londres-Nova York: Berg, 2012.
KEAN, Hilda & MARTIN, Paul. The public history reader. Londres: Routledge, 2013.
LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre (org.). Fare storia. Turim: Einaudi, 1981.
LYON, Cherstin M.; NIX, Elizabeth M.; SHRUM, Rebecca K. Introduction to public history. Interpreting the past, engaging audiences. Nova York-Londres: Rowman & Littlefield, 2017.
MANETTI, Daniela. Un’arma poderosissima. Industria cinematografica e stato durante il fascismo 1922-1943. Milão: Franco Angeli, 2012.
MARCHETTI, Luca (ed.). La mode exposée. Penser la mode par l’ezposition/fashion curating. Understanding fashion through the exibition. Genebra: Editions de la Head, 2016.
MARCHETTI, Luca & REINACH, Simona Segre. Exhibit! La moda esposta: lo spazio della mostra e lo spazio della marca. Milão: Bruno Mondadori, 2017.
MARSTINE, Janet (ed.). New museum theory and practice. Nova Jersey: Wiley Blackwell 2005.
MATTEUCCI, Giovanni & MARINO, Stefano (ed.). Philosophical perspectives on fashion. Londres-Oxford-Nova York-Nova Deli-Sydney: Bloomsbury, 2016.
Moda in Italia. 150 anni di eleganza, 1861-201. Milão: Condé Nast, 2011.
MORINI, Enrica. Storia della moda XVIII-XXI secolo. Milão: Skira, 2010.
MOTTA, Giovanna (dir.). La moda si fa storia. Borghesi, rivoluzionari, ruoli e identità nazionali. Florença: Passigli, 2016.
MUZZARELLI, Maria Giuseppina; RIELLO, Giorgio; TOSI BRANDI, Elisa. Moda. Storia e storie. Milão: Bruno Mondadori, 2010.
MUZZARELLI, Maria Giuseppina. Breve storia della moda in Italia. Bologna: il Mulino, 2011.
PAULICELLI, Eugenia. Fashion under fascism. Beyond the black shirt. Oxford-Nova York: Berg, 2004.
REINACH, Simona Segre. La moda. Un’introduzione. Roma-Bari: Laterza 2005.
ROMANI, Gabriella. Fashioning the Italian nation: Risorgimento and its costume all’italiana. Journal of Modern Italian Studies, vol. 20, n. 1, 2015, p. 10-23.
RIELLO, Giorgio & McNEILL, Peter (ed.). The fashion history reader. Global perspectives. Londres: Routledge, 2010.
RIELLO, Giorgio. La moda. Una storia dal medioevo a oggi. Bologna: il Mulino, 2012.
RIELLO, Giorgio. Per una storia della moda. Concetti, oggetti e cultura materiale. Venezia Arti, vol. 25, dez. 2016, p. 71-80.
SAYER, Faye. Public history. A practical guide. Londres: Bloomsbury, 2015.
SCARPELLINI, Emanuela. Fashion studies. La moda nella storia. Memoria e Ricerca, n. 50, set.-dez. 2015.
SCARPELLINI, Emanuela. La stoffa dell’Italia. Storia e cultura della moda dal 1945 a oggi. Roma-Bari: Laterza, 2017.
TAYLOR, Charles. Modern social imaginaries. Public Culture, n. 14, ano 1, 2002, p. 91-124.
TAYLOR, Charles. Gli immaginari sociali moderni. Roma: Meltemi, 2004.
TAYLOR, Charles. L’età secolare. Milão: Feltrinelli, 2009.
TAYLOR, Charles. The study of dress history. Manchester: Manchester University Press, 2000.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).