Spivak e os informantes
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.221020Résumé
Trata-se de uma resenha/ensaio sobre o livro "Crítica da Razão Pós-Colonial" de G.C. Spivak. A autora discorre em quatro capítulos sobre temas relacionados ao pós-colonialismo, abordando a questão do subalterno de modo crítico. Partindo da obra de Carl Pletsch que vê a necessidade de se reler criticamente Kant, Hegel e Marx, Spivak convoca estes três autores e muitos outros, demosntrando erudição e ao mesmo tempo, abertura a novos posicionamentos acerca daquelas teorias que sãio consideradas alicerces para o pensamento ocidental, porquanto desconstruí-lo é o primeiro passo para se entender os processos de mutação e apagamento dos informantes nativos.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
EAGLETON, Terry. In the Gaudy Supermarket. London: London Review of Books, Vol. 21 No. 10 · 13 May 1999in: https://www.lrb.co.uk/the-paper/v21/n10/terry-eagleton/in-the-gaudy-supermarket
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Crítica da razão pós-colonial: por uma história do presente fugidio. Tradução: Lucas Carpinelli. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2022. 544 p.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Luiz Armando Bagolin, Magali Reis 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).